Pode comer paçoca na gravidez?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Grávida pode comer amendoim? O consumo do amendoim é permitido para as grávidas – inclusive, a leguminosa é fonte de ácido fólico, um nutriente importante para a gestação.

Salgado ou doce, inteiro ou moído, o amendoim se destaca entre os petiscos brasileiros. Mas aos olhos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ele não é tão inocente: pode conter aflatoxinas, que causam problemas como câncer no fígado.

Afinal, grávida pode comer açaí? De acordo com a nutricionista Eleonora Galvão, o açaí pode ser consumido na gestação sem representar riscos. Porém, as gestantes não devem ir com tanta sede ao pote, já que se trata de um alimento calórico e se consumido com alta frequência, pode levar ao ganho de peso excessivo.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

Luciana responde que os alimentos servidos nas festas juninas podem ser consumidos sem distinção (canjica, pinhão, milho, maçã do amor, pipoca, arroz doce, cuscuz). “Deve-se tomar cuidado apenas com as bebidas típicas (quentão e vinho quente),” alerta, já que possuem álcool.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

Peixes com alto teor de mercúrio
Cavala, atum, peixe-espada, garoupa e cação contêm níveis elevados de mercúrio, que podem prejudicar o desenvolvimento adequado do sistema nervoso do feto. Assim, prefira peixes como truta, sardinha, pescada, arenque, atum de viveiro e cavalinha que são mais seguros.

De qualquer forma, não é uma boa ideia exagerar no sorvete e outros doces, já que o seu alto teor de açúcar pode fazer mal para a mamãe, já que ela poderá ter diabetes gestacional e precisará fazer um acompanhamento rigoroso dos seus níveis de glicemia.

Sim, se comer mais que um punhado por dia. O ideal é comer um máximo de 30 gramas diários, o equivalente a uma mão fechada, já que o alimento é calórico - ou 1 colher de sopa da pasta de amendoim pura. Assim, aproveita-se os benefícios sem provocar malefícios como o ganho de peso.

Ideal consumir até 2 Paçocas por dia.

O consumo de carnes vermelhas consumidas em grande quantidade, podem aumentar a chance de desenvolver câncer.

Grávida pode comer amendoim? O consumo do amendoim é permitido para as grávidas – inclusive, a leguminosa é fonte de ácido fólico, um nutriente importante para a gestação. A única restrição é, naturalmente, para pessoas que já sofram com a alergia a amendoim.

Não tem problema nenhum ingerir mel enquanto estiver grávida, a menos se tiver alguma patologia gastrointestinal. Mas atenção, pois não deve oferecer mel ao seu filho enquanto tiver menos de 1 ano, nem para adoçar o leite.

É importante consumir, no máximo, porções de até 20 ou 30 gramas por dia, mas não diariamente. O chocolate meio amargo, com 70% cacau, é o mais indicado, por apresentar propriedades antioxidantes benéficas à gestante e também por conter uma quantidade menor de açúcar.

Possíveis riscos do consumo excessivo de laranja
Algumas fontes alertam para um possível risco associado à ingestão excessiva de vitamina C, que (em teoria) poderia provocar um parto prematuro ou mesmo um aborto.

Sucos de frutas Os naturais ou de polpas congeladas em casa são ótimas opções de bebidas durante qualquer fase da gravidez. Já os sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

Importância da água para gestantes
Combinar uma boa hidratação e uma dieta rica em fibras pode reduzir as chances de constipação e hemorróidas. A água também ajuda no alívio do desconforto gástrico, como náuseas e azia. Para o bebê, a água e a hidratação adequada oferecem proteção e nutrição.

Gravidez: o consumo de vinho de forma moderada não prejudica a gestação. Indo contra grande parte do que os médicos sempre relataram, ao longo dos anos, um estudo feito e publicado na Revista Internacional de Obstetrícia e Ginecologia afirma que uma mulher grávida pode beber, no máximo, uma taça de vinho.

Alimentos ricos em nitratos, açúcares e gorduras. Evite carnes de sanduíche curadas, bacon, carnes frias, salsichas, salames e cachorros-quentes, pois contêm nitratos. Eles contêm sódio e gorduras saturadas, o que pode ser ruim durante a gravidez.

Melancia na gravidez é mais que indicado. A melancia é uma fruta muito hidratante, pois é composta por grande quantidade de água. Além disso, é rica em antioxidantes, como o licopeno, que ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Sucos de frutas
Não são proibidos, porém, devem ser consumidos sob orientação do nutricionista. Isso porque os sucos trazem apenas o açúcar da fruta que é a frutose, desprovido das fibras da fruta que poderiam auxiliar no processo de digestão.