Pode comer ovo na Quaresma?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Pode comer ovo na Quaresma? Embora o consumo da carne de aves esteja vetado durante a Quaresma, você pode, sim, comer ovos à vontade. O mesmo é válido para derivados do leite, ainda que não seja permitido o consumo da carne vermelha.

Se você está se perguntando se pode comer ovo na Sexta-Feira Santa, a resposta é sim. O alimento não está incluído na lista de comidas proibidas.

Durante a Quaresma, os católicos costumam se abster de carne, mas não dos subprodutos dos animais produtores de carne. Isso significa que os religiosos podem comer ovos e laticínios, bem como produtos de origem animal.

O ovo é um bom substituto proteico à carne
De acordo com a tradição, o jejum de carne vermelha é feito nas quartas e sextas-feiras durante a quaresma. Para suprir a falta desse alimento, o ovo acaba sendo uma das principais opções, principalmente por apresentar alta quantidade de proteína.

O ovo é um alimento bem completo em nutrientes, em especial, proteína de alto valor biológico, leucina, vitaminas A, D, E e do complexo B, colina, zinco, iodo e selênio, com inúmeros benefícios à saúde. Por isso, não é preciso temer o consumo de ovos.

Abster -se de carne, de guloseimas e bebidas alcoólicas. Visitar e levar algum alimento a uma instituição de idosos. O sacrifício tem que agradar a Deus e ser benção para outros irmãos. Fazer silêncio de Maria, não fofocar, não blasfemar não murmurar.

Os fiéis marcam esse mês, o mais sagrado do ano, com práticas de abnegação e purificação. Os que observam o jejum se abstêm de qualquer comida ou bebida – bem como de cigarro e sexo – entre o nascer e o pôr-do-sol durante o mês.

Não, o frango – é carne branca, mas não é permitido na Quaresma.

Oxum

Oxum ainda tem o poder de encantar o ovo, por ser uma das herdeiras do Egbé Eléiye (sociedade dos pássaros das Ìyámi), e o aprecia em suas oferendas como é no caso do Omolókun (omolocum), que é uma comida enfeitada com ovos.

O padre conta que no passado a igreja era mais rigorosa e prescrevia abstinência durante toda a quaresma. Com o passar do tempo, esta restrição foi abandonada. “Hoje, liberou-se mais um pouco devido o próprio peixe, que ficou mais caro. Então as pessoas podem comprar carne de frango”, explica o padre.

- Quem comia carne às sextas, mas não tinha pleno conhecimento, não cometeu pecado mortal; - Aqui no Brasil, CNBB permitiu que, em todas as sextas-feiras do ano, os fiéis comutem a abstinência de carne por outras práticas penitenciais ou exercícios piedosos.

Produtos industrializados, café, energéticos, carne de qualquer animal, ovos, laticínios, açúcar e outras bebidas com álcool são barradas. As regras foram baseadas no Livro de Daniel, do Antigo Testamento.

Você pode quebrar o jejum com água com limão e posteriormente ingerir ovos, refeições com proteínas, legumes, vegetais e pequena quantidade de carbo de baixo índice glicêmico ou mesmo um bullet proof!

E pode comer ovo na Sexta-feira Santa? Para simplificar o entendimento, nada que possa ser considerado como carne pode ser consumido ao longo da quaresma, e principalmente na Sexta-feira Santa. Dessa forma, pode comer ovos, peixes de qualquer espécie, e os frutos do mar em geral na Sexta-feira Santa.