Pode comer ovo frito todos os dias?

Perguntado por: umendes2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

É possível fazer ovo frito saudável sim! Primeiro, é indispensável o uso da frigideira antiaderente. Segundo, basta substituir o óleo por azeite ou manteiga ghee, e diminuir CONSIDERAVELMENTE a sua quantidade. E, para o final, a dica plus: usar água para cozinhar!!

Preparar essa receita também é bem fácil: você precisa bater os ovos em um prato e, depois, colocá-los em uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite ou óleo de coco, que são opções mais saudáveis que o óleo comum de cozinha.

Sim, você pode comer ovo todos os dias. Ele é considerado um dos melhores alimentos do mundo, devido ao seu alto valor nutricional. O ovo é composto por proteínas bem aproveitadas pelo organismo, vitaminas, minerais e gorduras, incluindo o colesterol.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

Os 6 melhores alimentos do mundo

  1. Leite materno. É sabido que o leite materno é o melhor alimento que existe, e segundo especialistas não há nenhum que chegue perto da sua qualidade. ...
  2. Ovo. ...
  3. Óleo de coco. ...
  4. Quinoa. ...
  5. Azeite de oliva. ...
  6. Cúrcuma.

Barato e acessível, o ovo é uma das melhores formas de ganhar músculos. É um alimento indispensável para quem treina. Isso porque ele tem alta digestibilidade e é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o aumento da musculatura.

Há uma ideia amplamente difundida de que não é possível consumir ovos no pré-treino, apenas na alimentação pós-treino. Isso é um mito. A verdade é que o consumo desse ingrediente antes da prática de exercícios é muito benéfico e pode, sim, ser feito!

Não importa como você prepare seus ovos de galinha, a quantidade de nutrientes será quase sempre muito parecida. A diferença só acontece quando você usa um ingrediente a mais no preparo – por exemplo o óleo para fazer ovos fritos ou os ingredientes da omelete.

Alguns estudiosos afirmam que comer um ovo como fonte de proteína antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor. O consumo de cerca de 6 gramas de proteína (o equivalente a um ovo) proporciona um bom equilíbrio de açúcar no sangue durante a maior parte do tempo em que você está dormindo.

O ovo cozido é menos calórico que um frito, tendo, em média, 75 calorias em uma única unidade! Sua vantagem de ter menos gorduras prejudiciais à saúde faz com que essa seja a preparação favorita de quem faz dieta e exercícios físicos.

Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."

Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

Use água para fritar
"Quando submetidos a muito calor, esses óleos se transformam em gordura trans, perdendo todos os benefícios que possuem", explica a nutricionista Fernanda Brunacci. Mas a nutricionista dá uma alternativa: em vez de usar óleo, manteiga ou margarina para fritar o ovo, use água!

Você pode comer tudo dentro de até duas horas. Todo ovo frito ou cozido fica sujeito à proliferação de bactérias. Isso também vale para seus ovos mexidos: eles vão estragar depois de duas horas se você os mantiver quentes esse tempo todo.

Os ovos crus ou quase crus não são recomendados para consumo. Isso porque o ovo cru tem muito mais chance de proliferar bactérias como a salmonela, por exemplo. O ideal é consumi-lo bem frito, mexido ou cozido por aproximadamente 12 minutos, sem correr riscos.

Ovo cozido > Elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito. Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. Ovos mexidos >É uma das formas mais fáceis e deliciosas de preparar esse alimento.

O pão com ovo também passa na lista de itens aprovados pela nutricionista para o café da manhã. A receita é fonte de proteína e carboidratos, dois macronutrientes essenciais para a refeição. “É uma combinação bem interessante e que dá uma maior saciedade”, completa.