Pode comer ovo e carne junto?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Pode comer normalmente, não há nenhuma interação. Só recomendo que a carne seja bem passada para evitar adquirir verminoses.

O ovo tem grandes níveis de vitaminas importantes, como a D. Em 100g, você pode encontrar 87 UI, contra apenas 12 UI da carne vermelha. Somada a outras vitaminas e minerais, essa se torna uma poderosa arma contra a imunidade baixa. Assim, você tem mais proteção contra gripes, resfriados e infecções variadas.

Os ovos podem ser consumidos mexidos, fritos, na forma de panquecas, tapiocas, crepiocas e em receitas diversas, combinados com alimentos como abacate, salmão defumado e iogurte natural.

Para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares, a ingestão diária de colesterol não deve exceder 200 mg. Fisiculturistas e atletas amadores costumam consumir mais do que 3 ovos por dia, visando o ganho de massa muscular.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

O médico comparou a quantidade de proteínas existentes no ovo e na carne vermelha: um bife de 100g tem 23g de proteínas; já 100g de ovos (cerca de 3 unidades), tem 13g de proteínas. “Temos uma quantidade de albumina muito grande dentro do ovo e essa é uma proteína fundamental para a construção de massa muscular.

A mistura pode ser feita, mas o total de proteína da refeição deve ser respeitado. Cuidado para na hora de misturar não ultrapassar o total estipulado por seu nutricionista. Segundo: Veja se a velocidade de absorção da proteína é um fator fundamental nesta refeição.

O ovo pode ser consumido em todas as refeições principais. No entanto, a recomendação é comer de um a dois ovos diariamente. Evite consumir com outros alimentos ricos em colesterol, como carnes vermelhas e embutidos.

Os estudos sugerem uma média de 2 a 3 ovos inteiros por dia, mas não existe uma quantidade certa, porque é muito individual. Há pessoas saudáveis e muito ativas, por exemplo, que consomem pouco mais que 3 ovos por dia sem problema algum.

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é ingerir 300 gramas de carne vermelha por semana (ou três porções de 100 gramas semanais), porque a carne vermelha também é fonte de nutrientes e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.

Porém, o ideal é optar por cortes bovinos mais magros como: filé mignon, patinho e maminha. As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho. Procure evitar as carnes gordas como: acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, miolo de alcatra e picanha.

Mais tabus alimentares populares sobre o ovo no Brasil

  • Ovos e bananas juntos fazem mal;
  • Mamão e ovo causa dor forte e pode matar;
  • Ovo e abacaxi dá uma complicada congestão;
  • Entre diversas outras crenças infundadas.

OVO - Não combina com: mel, leite, queijo, fruta fresca ou seca.

O ovo é uma ótima opção para aumentar a ingestão de proteínas no café da manhã, pois apresenta excelente perfil de aminoácidos. Além disso, não possui um alto número de calorias e carboidrato, sendo uma opção para quem está em uma dieta low-carb, por exemplo.

CAFÉ DA MANHÃ: 5 ALIMENTOS PARA GANHAR MASSA MUSCULAR

  • PATÊ DE FRANGO OU ATUM.
  • IOGURTE.
  • QUEIJO.
  • OVOS.
  • Tofu.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Benefícios do ovo para o ganho de massa muscular
De acordo com a nutricionista e jornalista Amanda Figueiredo, o ovo contém uma boa quantidade de ferro e vitaminas do complexo B, o que ajuda a melhorar a oxigenação e transporte de nutrientes no organismo, favorecendo o crescimento muscular.

Você já sabe que uma alimentação rica em proteína é essencial para quem quer fazer os músculos crescerem, certo? Os ovos têm muita proteína e por isso devem estar sempre presentes em sua dieta.

Alguns alimentos ricos em proteínas boas para a hipertrofia são: peixe, frango, arroz com feijão, lentilha e castanha de caju. Mas não é só isso, você deve consumir gorduras boas e carboidratos, para estimular a hipertrofia, sem causar o ganho de massa gorda.

PÃO COM OVO
O ovo é uma excelente fonte de proteína, enquanto o pão é o carboidrato da refeição. Prefira a versão integral, que tem mais fibras (mais saciedade e auxilia no bom para o funcionamento do intestino). Escolha duas fatias de pão de forma integral e 2 ovos.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.