Pode comer ovo depois da cirurgia?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os ovos de galinha são fontes de proteína que favorecem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia.

- Peixe, carne de porco e ovo contém vitaminas do complexo B que ajudam no processo de cicatrização. Porém para um melhor processo de cicatrização deve-se manter uma alimentação adequada e não simplesmente consumir esses três alimentos.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

5 alimentos que ajudam na cicatrização pós-cirúrgica

  • Água. Indispensável para qualquer condição, a água garante o bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, que acabam sendo sobrecarregados devido aos anti-inflamatórios usados durante a recuperação. ...
  • Sucos naturais. ...
  • Carnes leves. ...
  • Cenoura. ...
  • Folhosos verdes.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Você conhece o termo 'alimentos remosos'? São os que podem dificultar o bom funcionamento do corpo e podem provocar inflamação alérgica. Eles dificultam a cicatrização, sendo contraindicados na dieta de pessoas que recentemente fizeram tatuagem, piercing ou estão em processo pós-operatório.

Frutas. As frutas também são opções que colaboram se o seu objetivo é cicatrizar feridas no pós-operatório de maneira mais rápida. Dê preferência pelas cítricas, que estimulam o organismo na reconstrução de tecidos. Dentre essas, podemos citar o abacaxi, kiwi e laranja.

Os alimentos ricos em fibras incluem os integrais, como aveia, pão integral, legumes, vegetais e frutas. Os líquidos também fazem parte da alimentação pós cirurgia plástica e são fundamentais para manter a hidratação do organismo e reduzir o inchaço.

O que comer depois uma cirurgia:
*Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte. Também é recomendado alimentos ricos em ferro como fígado, espinafre ou morangos.

Bolachas, bolos, tortas, salgadinhos e outros alimentos precisam ser evitados, para que os órgãos digestivos consigam absorver nutrientes para uma recuperação mais duradoura. O sal é um perigoso condimento para quem faz a cirurgia.

Leite e derivados
O leite e seus derivados causam prisão de ventre, gases e impedem a absorção de nutrientes essenciais nesse período de recuperação.

Caso seja parto cesárea, indica-se uma alimentação que ajude na cicatrização, rica em colágeno, com ferro, vitamina C e E, zinco, selênio e proteínas como albumina e valina. Nesse rol incluem-se, entre outros, carnes magras, ovos, laranja, abacaxi, lentilha, soja, berinjela, cenoura e tomate.

Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.

Permanecer em repouso pelo período determinado pelo médico
É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

Pode comer mamão sim. Mamão é rico em vitamina C que ajuda no processo de produção de colágeno e cicatrização de feridas.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

De maneira geral, o processo de cicatrização da extração do dente siso costuma levar cerca de 7 a 10 dias.

Em quantos dias posso tirar os pontos? De modo geral, os pontos podem ser retirados entre 7 ou 14 dias após a cirurgia. Porém, a depender do caso e da saúde do paciente a cicatrização pode demorar até 21 dias, de acordo com a sua coagulação sanguínea.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

Estudos científicos demonstram que o leite não é intrinsecamente inflamatório e pode até ter propriedades anti-inflamatórias devido a compostos bioativos presentes. No entanto, é necessário considerar condições individuais, como APLV e intolerância à lactose, em que a restrição do leite pode ser necessária.