É melhor comer ovo cozido antes ou depois do treino?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4 / 5 15 votos

É bom comer ovo antes do treino? O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.

Barato e acessível, o ovo é uma das melhores formas de ganhar músculos. É um alimento indispensável para quem treina. Isso porque ele tem alta digestibilidade e é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o aumento da musculatura.

O horário mais indicado para se alimentar é cerca de uma hora antes do treino. Você pode comer frutas, pães ou biscoitos integrais, combinados com ovos, leite ou iogurte, por exemplo, para garantir o fornecimento de energia e fazer com que o organismo consuma açúcares durante o exercício.

Salgadinhos, refrigerantes, frituras, bolos e tortas, carne vermelha, açúcar, leite com chocolate e até frutas, legumes e barra de cereais estão na lista negra.

Os mais indicado alimentos pós-treino são cereais, leguminosas, tubérculos, frutas e carnes. Essas comidas contam com maior concentração desses nutrientes e não podem faltar no cardápio de dia inteiro!

Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.

Estimula a hipertrofia
Consumir ovos cozidos pela manhã ajuda a começar o dia com uma boa quantidade de nutrientes que estimulam o anabolismo. Eles são ricos em proteínas, o que ajuda no ganho de massa muscular, além de também prevenir o catabolismo.

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  • Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino. ...
  • Batata-doce. ...
  • Grãos integrais. ...
  • Pão integral. ...
  • Suco de frutas.

Caso for comer uma hora antes de treinar, opte por:

  • Almoço: uma colher de arroz integral ou uma mandioquinha acompanhada de um filé de frango ou dois ovos.
  • Café da manhã ou Lanche: iogurte com frutas e aveia ou duas fatias de pão integral recheado com queijo branco (se for no café da manhã) ou frango desfiado.

Existem benefícios em treinar em jejum? Treinar em jejum queima mais gordura tanto durante quanto após a atividade física, segundo mostram diferentes estudos. Se exercitar sem comer também pode contribuir no desempenho em exercícios aeróbicos e no ciclismo.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Comer pouco pode levar à uma estagnação em relação ao resultados do treino e é um dos erros mais comuns de quem está trabalhando para construir músculos. Mesmo se o indivíduo tem como intenção apenas perder gordura corporal, cortar as colorias pode levá-lo a perder músculos ao invés de gordura.

Veja o que comer pós treino: 7 opções saudáveis

  1. Sanduíche com pasta de tofu ou leguminosas. ...
  2. Sanduíche com pasta de atum ou frango. ...
  3. Sanduíche com queijo minas e tomate. ...
  4. Snack de grão-de-bico. ...
  5. Iogurte com cereais e frutas. ...
  6. Banana/maçã e pasta de amendoim. ...
  7. Omelete com legumes.

Diferença entre pré e pós-treino
É o que dá energia para o seu corpo ANTES de praticar exercícios físicos! O que você deve comer é o carboidrato, pois ele vira glicose no organismo, o que gera energia e potencializa o treino. A falta desse alimento para quem treina é prejudicial, podendo afetar o treino e a saúde.

7 formas eficazes de garantir a recuperação pós treino

  1. Alongue o seu corpo. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma bobagem alongar o corpo antes e depois do exercício. ...
  2. Fique de olho na alimentação. ...
  3. Mantenha o corpo hidratado. ...
  4. Invista nas massagens. ...
  5. Aposte na crioterapia. ...
  6. Descanse. ...
  7. Conte com a ajuda de um profissional.

Ele treina de 3 a 4 horas por dia, para manter o corpo perfeito. O resultado? Uma vantagem atlética muito grande no campo.

Tremores musculares relacionados ao exercício podem acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu nível de condicionamento físico. E são o resultado de contrações involuntárias causadas por excesso de estímulos ou novos estímulos ou ainda de espamos resultantes de descargas de adrenalina no corpo.