Pode comer o peixe Mussum?

Perguntado por: aneves3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O Peixe Mussum é uma espécie útil para a pescaria e também para a culinária. Por exemplo, o bicho é usado como isca natural para a captura de peixes como a tuvira, além de ser utilizado como alimento humano.

Sua coloração vai do cinza-escuro ao castanho. Sua espécie é distribuída para todo o Brasil. O Mussum, também conhecido como Cobra d'água pode tem expectativa de vida de 5 a 10 anos.

Pode alcançar um metro de comprimento. Sobrevive à seca enterrando-se na lama. Quase todos os peixes possuem um par de ovários, mas o mussum tem apenas um único, que produz ovos de grande tamanho, com diâmetro ao redor de 0,3 cm.

A melhor maneira de iscar a Tuvira é viva, fisgando-a pela boca para que permaneça viva durante a pesca. O Mussum é um peixe mais comum que pode ser encontrado em praticamente toda a América do Sul e vive tanto nos rios quanto em valos, córregos e açudes.

Vamos começar falando da Piramboia, ela tem o corpo grosso e uniforme, além disso, a Piramboia possui nadadeiras que parecem “perninhas” nas laterais dianteiras e traseiras. Já o Mussum é uma enguia, possui o corpo fino e comprido e sem nadadeiras.

A carne do curimatã
Sabe-se, porém, que o gosto de barro se dá pela presença de um óleo chamado geosmina produzido por cianobactérias presentes entre os detritos. Daí que sua carne é mais saborosa quando vêm de lagos e rios mais arenosos, sem muito lodo. Cortada em tirinhas, empanada e frita, a carne é bem gostosa.

Pode atingir até 70 cm de comprimento e pesar 7 Kg. Habitat – rios, freqüenta poços de grande profundidade, matas inundadas, lagos de várzea e canais quando os cardumes sobem os rios.

Mussum, como esse peixe é conhecido. popularmente, é um nome de origem indígena que. significa escorregadio, característica bem perceptiva.

Em 1965 iniciou a carreira de humorista no programa Bairro Feliz, da TV Globo. Conta-se que nessa época, teria recebido do ator Grande Otelo o apelido de Mussum, uma referência a um peixe escorregadio e liso, pois Antônio Carlos sabia sair facilmente de situações embaraçosas.

Peixe da família Clupeidae. Distribui-se pela costa atlântica da Europa e Norte de África, assim como por algumas ilhas do Atlântico e ainda em toda a costa do Mar Mediterrâneo.

Pegue um pedaço de linha entre 50 e 60 centímetros e amarre o anzol à ponta. Com um stopper ou nó de correr, prenda uma chumbada de 5 a 7 gramas, dando uma distância de um palmo até o anzol. Por último, na outra ponta, prenda um distorcedor, que vai ligar o sistema ao restante da vara.

Apesar de serem muito comuns na Amazônia, as traíras são encontradas em praticamente todas as regiões do Brasil. Uma informação muito importante é que elas nunca ficam no meio dos rios, e costumam se abrigar perto de galhos e da vegetação à beira dos lagos. A traíra costuma ficar próxima a galhadas e vegetações.

Embora seja uma espécie bastante agressiva, de dentes extremamente afiados e um corpo repleto de espinhos; a carne da traíra é bastante apreciada por ser sabor marcante.

Alimentação: Dieta predominantemente de peixes, também sapos e insetos.

O verme no olho do peixe não apresenta nenhum risco aos humanos, porém não consuma propositalmente.

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

O perigo escondido nas tilápias
Os pesquisadores afirmam que a combinação pode ser uma fonte de alimento potencialmente perigosa para alguns pacientes com doenças do coração, artrite, asma e outras doenças alérgicas e auto-imunes, que são particularmente vulneráveis a uma "resposta inflamatória exagerada."