Pode comer o fruto da figueira chilena?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

A polpa interna dos frutos é gelatinosa e comestível, muito apreciada pelos povos da Ásia. Pode ser consumida crua ou cozida, em diversos pratos doces e salgados.

Os figos são de estruturação carnuda e suculenta, têm a coloração branco-amarelada até roxa, são comestíveis e altamente energéticos pois são ricos em açúcar.

A Figueira Chilena apesar do nome, essa planta é originária de florestas subtropicais úmidas do sudeste da Ásia, a figueira-de-jardim é uma árvore muito decorativa, de folhagem perene a semi-decídua.

Pode ser consumida crua ou cozida, em diversos pratos doces e salgados. Em alguns países ela é também cultivada como forrageira, para aproveitamento das folhas e frutos pelos animais de criação.

A legislação prevê que o corte ocorra até que a copa da árvore fique a oito metros do chão. Com isso a raiz também para de crescer e passa a não pressionar mais o piso da casa. Mas não há o risco de o vegetal morrer. Com esse corte realizado dentro do previsto, a figueira vai rebrotar — afirmou.

O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas. Além disso, as folhas da figueira, a árvore que produz o figo, também pode ser usada no preparo de chás.

Combate a ação desenfreada dos radicais livres
A vitamina C e os compostos antioxidantes presentes na folha neutralizam o excesso de radicais livres no corpo, reforçando, desse modo, o sistema imunológico. Sem contar que contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças crônicas.

A figueira produz figo.
A videira, invés, é a plantação que produz uvas.

Arvore que possui tronco forte, de grande circunferência. É provavelmente a árvore citada na Bíblia, no livro de Lucas, quando Zaqueu teria subido numa árvore desta espécie para ver a chegada de Jesus a Jericó.

A figueira brava (Ficus carica) é uma árvore imponente e de grande beleza, encontrada em várias regiões do mundo. Também conhecida como figueira-do-diabo, essa espécie desperta curiosidade e admiração devido à sua aparência e características únicas.

Através de seu fruto, o figo, essa planta serve de alimento a inúmeras espécies de animais que o apreciam bastante apesar de sua polpa ter muitas sementes. Além disso, a figueira abriga diferentes plantas epífitas, isto é, vegetação que vivem sob outras.

Concentre a poda em épocas mais frias do ano.

  • Podar a figueira durante essas épocas reduz o risco de danificar a árvore no início do seu desenvolvimento. ...
  • Você poderá esperar para fazer a poda até épocas mais quentes, como o início da primavera.

A figueira era, na Palestina, uma das árvores de maior valor. O figo constituía um dos produtos mais importantes, ao lado do trigo, da cevada, do centeio, da azeitona e da amêndoa. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores.

Faça a poda na lua nova ou minguante. Evite podar na crescente, pois já haverá mais seiva nas folhas.

Copa imensa, podendo chegar a mais de 20 m de diâmetro. Folhas: Alternas, simples, ovaladas ou elípticas a elípticoovaladas, grossas e coriáceas, glabras, de 10-20 cm de comprimento por 6-10 cm de largura. Fruto: Fruto sicônico globoso a obovado, verde e roxo. Fruto Comestível: Sim.

A figueira, inclusive, é mais semelhante a um arbusto do que a uma árvore, podendo medir entre 3 m e 10 m de altura. Já o seu fruto, o figo, possui formato semelhante ao de uma pera, porém um pouco menor, medindo de 3 cm a 7 cm. O fruto era consumido, desde a Antiguidade, por povos egípcios, judeus, gregos e romanos.

Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços. Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes.