Pode comer o bicho do feijão?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Fora isso, não existem riscos à saúde e nem possibilidades de intoxicações ou qualquer outro problema digestivo. Portanto, não faz mal comer feijão com caruncho. Desde que, é claro, você elimine as pragas e os grãos comprometidos e cozinhe apenas os grãos que estão bons. O caruncho pode atacar uma série de alimentos.

O caruncho é um inseto que destrói alimentos e outros materiais, como o papel e a madeira, e pode ser encontrado, por exemplo, em pacotes de feijão, arroz, macarrão, entre outros. Ele pertence a duas classes de insetos: os fitófagos, responsáveis pelo ataque às comidas, e os xilófagos, que deterioram madeira e papel.

Se o descarte não for possível, por se tratar de embalagens maiores, como arroz e feijão, é possível salvar o alimento se a infestação for pequena e com poucos insetos. Basta colocar o pacote no congelador por 24 horas para interromper o ciclo de reprodução dos carunchos.

De acordo com as mensagens veiculadas em épocas passadas, nem mesmo água fervente poderia eliminar o microrganismo e só seria possível fazê-lo deixando o feijão submerso em água com meio copo de vinagre durante 15 minutos.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção. Do estoque na produção até o depósito do supermercado, os carunchos encontram diversas oportunidades para entrar nos alimentos e se proliferar.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.

Quando o feijão azeda, as bactérias produzem ácido acético e ácido lático, o que dá ao feijão um cheiro e sabor ácido e desagradável.

Basta colocar no congelador por 24 horas para encerrar o ciclo de reprodução dos animais. "No caso dos grãos, é prática comum colocar o alimento de molho na água e cozinhá-lo no dia seguinte, o que também pode funcionar", afirma Potenza.

Pode ser o álcool de cozinha 70% ou água sanitária. Esse mesmo procedimento pode ser repetido para tirar bolor de roupa. Primeiro, esfregue a área afetada com algodão ou um material macio para não danificar a roupa, como a parte amarela de uma esponja ou uma escova de cerdas macias.

O ataque do caruncho afeta as qualidades culinárias do feijão. Os grãos destinados a semeadura também são prejudicados, porque o embrião é destruído.

Encontrar larva na comida faz mal? De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

Distribua folhas de louro ou cravos em potes dentro do armário, pois o cheiro forte afasta os insetos. Pronto, já pode guardar os grãos de volta nas prateleiras. Repita essa limpeza uma vez por semana.

Este é um velho hábito dos avós, mas funciona superbem para espantar carunchos (ou gorgulhos, como também são conhecidos). Tudo o que você precisa fazer é incluir uma folhinha de louro dentro do pote do, arroz, feijão ou qualquer outra grão ou farinha da sua cozinha.

A primeira coisa que se deve fazer para evitar o aparecimento dos bichinhos é realizar uma limpeza completa do seu armário. Limpe bem os potes e sacos os quais você mantém os alimentos, e se identificar a presença de algum desses insetos dentro do saco de arroz, feijão e até na pipoca, descarte o produto imediatamente.

Para saber se o feijão é velho ou novo morda um feijão cru se for macio ele é novo se estiver duro demais é velho. Os grãos que boiarem na água quando colocar de molho também devem ser desprezados pois podem estar ocos. Evite cozinhar o feijão com sal e temperos frescos como alho e cebola.

Comer brotos de feijão acelera o metabolismo, graças às propriedades das vitaminas do complexo B, que são responsáveis pelo metabolismo energético.

O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira. Por que o molho não pode passar de 12 horas?

Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade.

Deixe de molho em torno de 12 a 24 horas.
Essa espuma indica que as fitases e oxalases estão degradando os fitatos e oxalatos, fazendo com que as proteínas, vitaminas e minerais se tornem mais biodisponíveis. A água pode ser trocada de 4 em 4 horas, de 6 em 6 horas ou até de 8 em 8. Tudo vai depender da sua rotina.

Outra dica é distribuir folhas de louro, cravos ou até mesmo um potinho com borra de café dentro do armário. Eles servem como um ótimo repelente natural para afastar os carunchos e formigas graças ao seu cheiro forte.