Pode comer o bicho do arroz?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Por incrível que pareça, a ingestão de carunchos não faz mal à saúde. Eles são considerados pragas porque danificam alimentos, mas não causam doenças nem intoxicação a seres humanos. Portanto, se você os encontrar em alguma comida, não precisa jogar tudo fora.

Portanto, se você identificar uma infestação de carunchos no alimento, o melhor a fazer é descartar esse produto. Ele pode, sim, fazer mal à saúde.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Distribua folhas de louro ou cravos em potes dentro do armário, pois o cheiro forte afasta os insetos. Pronto, já pode guardar os grãos de volta nas prateleiras. Repita essa limpeza uma vez por semana.

Dicas para armazenar arroz. Quem quiser proteger os grãos de arroz de insetos ou de poeira, pode armazenar o arroz na geladeira mesmo quando cru. Coloque o arroz cru (branco, selvagem, Jasmine, Basmati ou integral) dentro de recipiente hermético na geladeira.

Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

As espécies mais conhecidas desse besouro, também conhecido como gorgulho, são o caruncho do arroz (Sitophilus oryzae), caruncho do milho (Sitophilus zeamais), caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).

"Nem todo mundo vai conseguir comer", diz Coppini. Se este não for o seu caso, é possível tentar salvar o produto —desde que a infestação seja pequena, com poucos insetos (um ou dois). Basta colocar no congelador por 24 horas para encerrar o ciclo de reprodução dos animais.

De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

Muitas pessoas se perguntam se o caruncho faz mal e se pode prejudicar a saúde. A fim de esclarecer isso, é possível afirmar que o caruncho não pode causar intoxicações e nem doenças, sendo apenas uma praga que destrói e danifica os alimentos.

Como tirar caruncho de roupa branca com álcool
Outro método rápido e fácil de como tirar caruncho de roupa é aplicando álcool ou alvejante na mancha. Pode ser o álcool de cozinha 70% ou água sanitária. Esse mesmo procedimento pode ser repetido para tirar bolor de roupa.

Registrar a ocorrência nos órgãos de proteção e defesa do consumidor, como o Decon e o Procon, por exemplo, também são importantes para fins de garantir uma possível indenização.

Troca do alimento
Geralmente, quando o fato é relatado [com foto e nota fiscal], eles têm como regra a política da substituição". Outra opção para o cliente é entrar em contato diretamente com o estabelecimento que vendeu o produto. "Pela Lei, eles são solidários.

Mais sobre o assunto
Ela destaca que o correto é selecionar os alimentos, especialmente a salada, folha por folha, lavar em água corrente e sanitizar em hipoclorito de sódio (com a proporção de 1 colher de sopa para 1 litro de água) para eliminar as sujeiras e microrganismos existentes.

Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Coloque uma folha de louro dentro de cada pote de mantimentos abertos (farinha, arroz, feijão, macarrão, quinoa, amaranto, fubá, grão de bico, lentilha, etc). Molhe bolinhas de algodão com oleo e espalhe pela despensa. Pode ser oleo de hortelã ou citronela ou eucalipto ou Tea Tree ou cravo.

Para fazer, coloque os cravos-da-índia em rodelas de limão e laranja. Você pode ainda esquentar as rodelas de frutas no micro-ondas por alguns segundos. Assim, o cheiro ficará mais evidente e deixará os bichinhos longe por mais tempo!