Pode comer nabo cru?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

É muito consumido cru, ralado na salada ou cortado em rodelas finas. Mas ele também pode ser cozido, refogado, assado ou frito. Cru, na salada, mantém o picante característico.

Do nabo pode-se aproveitar tudo, da casca às folhas, que podem ser consumidas, cruas, cozidas, fritas ou até mesmo assadas.

Contribui para a saúde do sistema cardiovascular
Uma porção de nabo, com cerca de 130 gramas, oferece ao seu organismo 250 mg de potássio. Significa que está a ingerir 1/4 da dose diária recomendada (2000mg) pela Organização Mundial de Saúde.

Rico em cálcio, potássio, vitamina C e fibras, o nabo tem poucas calorias. É muito consumido cru, ralado na salada ou cortado em rodelas finas. Mas ele também pode ser cozido, refogado, assado ou frito. Cru, na salada, mantém o picante característico.

Ao consumir este vegetal, previne a prisão de ventre (obstipação) e ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Vários estudos mostram que as dietas ricas em alimentos com fibras, como é o caso do nabo, baixam o risco de problemas intestinais, incluindo divertículos e hemorroidas.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

Para que você consiga diferenciar fisicamente os dois vegetais, aqui vai uma dica: o rabanete costuma ser bem redondo e totalmente roxo. Já o nabo é branco e pode ter alguns pontos roxos - alguns nabos, inclusive, são mais compridos e, assim, se assemelham mais com o formato da cenoura.

Além disso, tem muita água na composição, o que é ótimo para hidratar o corpo e fibra, que ajuda a regular o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre.

Além disso, esse vegetal possui níveis elevados de potássio, manganês, magnésio, fósforo, zinco, e ferro, além de vitaminas do complexo B, C, E e K, sem falar de fibras que ajudam a dar sensação de saciedade, ajudam no trato intestinal e algumas proteínas.

Ao ser cozido, o nabo perde a picância e o sabor amargo e fica com um sabor suave como o da batata.

Pode ser substituído pelo repolho roxo e o rabanete. Grande fonte de ferro, substitui inclusive a carne vermelha em nossa alimentação.

Por outro lado, há alimentos que se tornam benéficos para quem sofre de gastrite: vegetais (chuchu, brócolos, nabo, cenoura, espinafres, agrião); frutas (maçã, pêra, papaia, banana, melancia, melão, cocô); cereais e derivados integrais (pão, arroz e massa); gelatina; iogurte natural e queijo fresco; carnes magras e ...

O nabo forrageiro é uma opção que traz benefícios a mais. Além de poder descompactar o solo da sua propriedade, ele pode inibir a emergência e desenvolvimento de plantas daninhas. Ele possui alta capacidade de reciclar nutrientes e é muito utilizado na sucessão e/ou rotação de culturas com soja, milho e algodão.

Os melhores alimentos para o fígado são os que possuem vitaminas C e E, ômega 3, carotenos ou flavonoides, como o salmão, castanha-do-pará, alho, brócolis e alcachofra, por exemplo.

PARA PREVENIR: alguns alimentos ajudam a prevenir a gastrite ao inibirem o crescimento da bactéria causadora, H. pylori. Entre eles, estão: couve-flor, repolho, rabanete, amora, morango e açafrão.

4 - Sopa de nabo e especiarias
Essa receita de sopa de nabo é emagrecedora (considerando as propriedades emagrecedoras do vegetal) e leva outros ingredientes fantásticos como a couve-manteiga, vagens picadas, repolho, berinjela, cebola e cenouras!

Apesar de parecer uma cenoura ou uma beterraba, dependendo da variedade, o nabo faz parte, na verdade, da família da couve e do repolho. Ela é considerada uma planta crucífera. Historicamente, o nabo é bastante popular na Europa e na Ásia.

vitamina C

O alto teor de água (lembra do efeito diurético?), a vitamina C e as vitaminas do complexo B presentes no rabanete ajudam a manter a pele bonita e saudável. A vitamina C também fortalece o nosso sistema imunológico.

Para higienizar as frutas, verduras e legumes o ideal é deixá-las de molho por até 15 minutos com água com cloro (1 colher de cloro/água sanitária para 1 litro de água) e depois enxaguá-las. Se você não tiver água sanitária, lave com água corrente e com sabão.

A primeira recomendação para tirar gosto amargo da boca é bastante óbvia: escove os dentes. Além disso, higienize a sua língua. Outra dica de ouro é tomar bastante água. A água ajuda a limpar a boca e reduzir a sensação de amargor.