Pode comer na hora da prova do Enem?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Sim, claro que pode! Como a prova tem um longo período de duração, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa. O ideal é levar alimentos leves, como barras de cereais ou sanduíches feitos em casa. Você também pode levar algo para beber, como uma garrafinha de água.

Posso ir ao banheiro durante o Enem? Se você sentir vontade de ir ao banheiro, é preciso informar ao aplicador da prova do Enem. Então, você será acompanhado por um fiscal de corredor até a porta do banheiro, que contará com um detector de metais.

Saiba quais são os alimentos recomendados pelos profissionais para levar no dia das provas do Enem:

  • Frutas, tais como a banana e a maçã
  • Barra de proteínas.
  • Sanduíche natural.
  • Chocolates com maior teor de cacau.
  • Castanhas.
  • Iogurtes proteicos.

Antes de preparar o seu lanche lembre-se de colocá-lo em um recipiente transparente e sem rótulo. Saiba também que o fiscal poderá solicitar para fiscalizar tudo o que você levar. Leve seu lanche em um recipiente transparente para não ter transtornos na hora da prova.

O edital não prevê restrição a nenhum tipo lanche e bebidas, exceto alcoólicas, que são extremamente proibidas, passível de eliminação caso o candidato ingira ou leve esse tipo de líquido para o local de prova.

Cuidado com os chocolates; Alimentos como amendoim, salgadinhos, chocolates e frutas podem deixar as mãos sujas ou engorduradas. Cuidado para não sujar a prova toda e não perder muito tempo saindo para lavar as mãos; Respeite os colegas que precisam de silêncio para se concentrar.

É preciso estar atento ao que é permitido no local de prova, para não correr o risco de ser eliminado do Enem 2022. Não há nenhuma restrição quanto à vestimenta. Por isso, pode usar short no Enem e ir de chinelo.

Sim, pode levar mochila ou bolsa para o Enem, mas tem que guardar embaixo da cadeira na hora da prova.

3. Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

Detectores de metal, coleta de dados biométricos, e até um aparelho de recepção avançado de detecção de campo próximo. Esse equipamento, inaugurado na edição passada, tem a função de encontrar a emissão de sinais em radiofrequência de WiFi, Bluetooth, celulares e transmissões ilegais.

Não há problemas em levar o celular até o lugar onde você prestará o Enem, mas ele deve ser colocado dentro de um envelope porta-objetos antes da entrada no local de provas, com aplicativos, sistemas e funções desativados e desligados desde o ingresso na sala até a saída definitiva do local.

Muitas dúvidas surgem com a proximidade da prova, uma delas é o que pode ou não vestir no dia do Enem. Apesar da constante dúvida sobre as vestimentas, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto às roupas no dia da prova.

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida.

Você pode levar seu celular para a sala, mas lembre-se de desligá-lo para que ele não toque durante as provas. Se isso acontecer, você pode ser eliminado. Para guardar o aparelho, o fiscal de sala vai lhe entregar um envelope, que deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira.

Ela não é obrigatória.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os participantes só devem guardá-las embaixo da cadeira durante a prova. Os candidatos também não poderão pegar nada de dentro delas durante a realização do exame. Todo o material a ser usado e o lanche devem ficar em cima da mesa.

Alimentos muito doces como sucos de caixinha, refrigerantes, balas e frutas de alto índice glicêmico (IG), como banana, uva, manga, melancia, abacaxi e sucos de laranja e uva devem ser evitados, pois o excesso de açúcar pode causar hipoglicemia reativa.