Pode comer mussarela todos os dias?

Perguntado por: osanches5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

Mussarela: O queijo mussarela apesar de ter vitamina B12 e cálcio, também pode se tornar vilão se for consumido em excesso. “Ele possui quantidades significativas de sódio e gorduras saturadas, sendo que uma porção de 30 g de mussarela tem 20% do consumo diário de gordura indicada pela Organização Mundial da Saúde.

Pequenas porções diárias fornecem a quantidade ideal de cálcio e fósforo. Os queijos podem servir como lanches, acompanhamentos ou até como pratos principais. Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

A mussarela, por exemplo, é uma fonte de triptofano, que desempenha um papel vital na produção de serotonina e, por sua vez, melatonina, o hormônio indutor do sono. Os carboidratos também ajudam na produção do triptofano. Então, invista em sua torrada de queijo à noite sem medo.

Queijos de búfala

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista.

Excelentes fontes de cálcio, proteínas e vitaminas, eles são fundamentais para a formação e a manutenção dos ossos. “O minas frescal é a melhor opção, porque contém menos gordura, colesterol e sódio”, informa Patricia Alice Santini, nutricionista do Hospital Paulistano, em São Paulo.

Qual a diferença entre o queijo prato e mussarela? Isso depende muito das condições de fabricação de cada queijo. O mussarela tende a ser um pouco menos gorduroso, mas no geral, ambos possuem um teor parecido de nutrientes importantes.

Mussarela: fonte de proteína e cálcio
“Apresenta teor de gordura e colesterol maiores com relação aos queijos cottage e ricota. Sua versão light é a mais indicada devido à redução dos teores de gordura. Seu consumo deve ser moderado. É fonte de proteína e cálcio”, explica Pâmela.

Alguns exemplos de queijos saudáveis incluem: Queijo cottage: é um queijo fresco, com baixo teor de gordura e calorias. É rico em proteínas, cálcio e vitaminas B12 e D; Queijo branco: também fresco, com baixo teor de gordura e calorias.

Segundo o 'website' MediaFeed, comer queijo antes de dormir pode trazer alguns benefícios. As proteínas do soro de leite são capazes de fazer produzir a serotonina e melatonina, responsáveis pelo adormecer do organismo.

O sódio ainda causa a retenção de líquido no organismo, o que torna o emagrecimento um objetivo ainda mais difícil de ser alcançado. Por todos esses motivos, podemos fizer que o queijo mussarela engorda e deve ser realmente evitado em nossa dieta.

Mussarela. A mussarela é um dos queijos mais consumidos e pode sim ser utilizado em uma alimentação saudável. Possui uma boa quantidade de proteína e algumas vitaminas e minerais, com destaque à vitamina B12.

“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.

O queijo prato é muito consumido e geralmente pode substituir a mussarela nos lanches, pizzas, e preparações culinárias. Abaixo consta a informação nutricional em 100g de queijo prato.