Pode comer mingau de aveia na gravidez?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Além das fibras e dos outros nutrientes já citados, a aveia também é fonte de ácido fólico, ferro e vitamina. Esses dois nutrientes são de fundamental importância para a saúde da gestante e para o desenvolvimento adequado do bebê.

*Inclua a aveia em flocos finos ou grossos em frutas e iogurtes no café da manhã.

Os alimentos corretos em cada fase são essenciais para o desenvolvimento do bebê

  • Onde encontrar:
  • Ferro: em carnes, fígado, ovos, feijão, lentilha e em algumas hortaliças como espinafre, couve e beterraba. ...
  • Ácido fólico: encontrado em vegetais verdes escuros (espinafre, alface, couve, brócolis), cereais e frutas cítricas.

Dicas saudáveis para grávidas

  • Grãos integrais, frutas e vegetais.
  • Carne magra, aves e peixes.
  • Gorduras saudáveis provenientes de peixe, nozes ou abacate.
  • Laticínios, como leite desnatado e queijos.

Na hora do café da manhã é importante garantir uma boa fonte energética, como um pão ou granola e também frutas, para já começar o dia bem nutrido. Adicionar uma proteína, como uma carne magra ou queijos, é uma boa opção. Assim, a saciedade vai durar por mais tempo. Não se esqueça de beber muita água também.

Pela noite, tome um copo de leite e coma algo suave precisamente antes de ir dormir. Evite os alimentos muito apimentados, gordurosos ou doces. Os alimentos suaves e fáceis de digerir como arroz, massa, macarrão, lanchinhos, fruta e pão torrado são boas alternativas.

Alimentos integrais, legumes, verduras, frutas, ovos, carne, peixe e frango preparados em casa são a base de uma alimentação excelente, principalmente durante a gravidez. Variar os tipos de alimentos consumidos no dia a dia aumenta a quantidade de vitaminas e minerais ingerida.

O recomendado, para a maioria dos casos em que não há complicações, é que o açaí esteja no cardápio, no máximo, três vezes por semanas, em porções de até 150 gramas. Quando consumido com moderação, o açaí pode trazer benefícios para mãe e bebê.

O consumo de todas as frutas não só é permitido, mas também recomendado como parte de uma alimentação balanceada.

Você deve evitar doces e tentar substituir pães e massas pelas versões integrais. Isso tornará sua alimentação mais rica, além de prevenir a formação de gases.

No início da gravidez, é normal ter um apetite exacerbado e isso pode ser intercalado com episódios de náusea. A gestante precisa aprender a controlar isso, mas a fome e o sono excessivos são bem comuns no primeiro trimestre, devido às mudanças hormonais.

Brotos crus, inclusive alfafa, trevo, rabanete e feijão-mungo; Chás de ervas e suplementos, devido à falta de indícios científicos que comprovem sua segurança; Consumo de bebidas alcoólicas em geral, pois podem causar problemas de formação fetal; O consumo de café deve ser limitado a 2 xícaras ao dia.

Muitas anomalias congênitas podem ser prevenidas ou tratadas. A suplementação com ácido fólico na pré-gravidez, o consumo de iodo durante a gestação, a vacinação contra a rubéola (que pode ser transmitida aos filhos durante a gestação) e assistência pré-natal adequada são algumas formas de prevenção.

Sendo assim, o mais recomendado para você que está grávida, é consumir o iogurte natural no lugar dos demais industrializados.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados. O bebê está nos seus primeiros mil dias de vida e, por isso, depende ainda mais dos nutrientes da mãe para se desenvolver.

Quantas refeições a gestante deve realizar ao longo do dia? De preferência, seis refeições diárias, incluindo: desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia, com adequada distribuição nutricional, e com intervalos regulares de três horas entre cada uma delas.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

Alimentação na gravidez: Opções de lanches cheios de sabor e ricos em vitaminas e minerais.

  • Suco verde. ...
  • Alimentação na gravidez: Ovos. ...
  • Iogurte. ...
  • Sanduíche natural. ...
  • Alimentação na gravidez: Frutas secas.

Além de proteger a mamãe contra gripes e resfriados, favorece a absorção do ferro pelo organismo. São boas fontes dessa vitamina as frutas laranja, goiaba, acerola, morango, caju, manga e mamão, e vegetais como couve-flor.

Feijão. O tradicional feijão com arroz deve ser mantido durante a gravidez, já que o legume contém proteínas, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas (principalmente do complexo B), além de fibras e carboidratos.