Pode comer melancia no café da manhã?

Perguntado por: aramos3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

A melancia é uma excelente maneira de se hidratar pela manhã.

Misturar melancia com leite não pode? Mito. Assim como o mito de que consumir melancia à noite faz mal, possíveis malefícios ao consumir melancia com leite também são infundados. Não existem pesquisas capazes de comprovar que a mistura causa danos à saúde.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

Frutas cítricas podem causar desconforto pela manhã
Conhecidas por possuírem sabores mais "azedinhos", as frutas cítricas - como laranja, limão, tangerina, uva e abacaxi - são um dos principais alimentos que você não deve comer em jejum!

Os benefícios de comer frutas pela manhã podem levar ao bem-estar geral, particularmente um sistema imunológico aprimorado. As frutas nos ajudam de diversas formas. Elas são fontes de hidratação, além de possuírem diversos minerais e vitaminas que são muito importantes para o nosso organismo.

De maneira geral, o ideal é o consumo de uma ou até duas porções por dia. Principais características nutricionais da melancia: Presença de Licopeno – um componente com ação antioxidante associado à prevenção de doenças degenerativas, como câncer de próstata.

Melancia ajuda a emagrecer? Por conter baixo valor calórico, a melancia pode ser uma aliada em uma dieta, principalmente pelo fato de suas fibras agirem como reguladoras do trânsito intestinal, auxiliando na eliminação de toxinas e reduzindo o colesterol.

Independente da combinação, pode ser servido no café da manhã, lanches da tarde ou acompanhando refeições principais. Então se você quer descobrir tudo que o suco de melancia tem a oferecer, confira a lista e aproveite!

A melancia é rica em água e a maçã em fibras e vitaminas B, C e E F. No entanto, estas e outras frutas têm um nível elevado de frutose (o açúcar da fruta) que pode ser saudável, mas se ingerido em grandes quantidades, pode ser difícil de digerir. Isto, claro, provoca inchaço abdominal.

A melancia pode ser consumida de várias maneiras, seja ao natural, em forma de suco, espetinho de frutas, acrescentada na salada de frutas ou pode fazer parte de uma salada com folhas verdes e um molho de hortelã e nozes, por exemplo. Além disso, sua semente pode ser torrada e consumida como aperitivo.

“A melancia pode ser ingerida gelada, em forma de suco e até em saladas. O seu consumo regular contribui com a prevenção de pedra nos rins – por possuir propriedades protetoras contra doenças renais, é diurética e ajuda a manter a urina limpa.

Dentre os macronutrientes os mais presentes na melancia são os CARBOIDRATOS. Há quem assuste com uma fruta rica em carboidratos. Mas, TODAS as frutas são ricas em carboidratos e isso BOM, visto que eles são importantes fontes de ENERGIA ao nosso organismo.

E o efeito pode ser notado algumas horas após a ingestão da melancia. Estudos indicam ainda que os benefícios do licopeno e do betacaroteno presentes na fruta melhoram quando ela é consumida em temperatura ambiente.

Assim como o açaí, o coco é uma das frutas mais calóricas do nosso dia a dia. Devido ao seu alto teor de gorduras, uma porção de 100 gramas tem 266 calorias, o que pode se tornar um obstáculo quando o seu objetivo é perder peso.

Não existe absolutamente nenhum dado científico que corrobore uma afirmação como essa e a gente pede àqueles que estão circulando essa informação que deixem de fazê-lo porque isso é um desserviço para a sociedade. Isso é completamente falso.