Pode comer melancia com diarreia?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Prefira pera, goiaba, pêssego, melancia, entre outras (mas sem casca e sem sementes, se possível). Legumes, raízes e tubérculos cozidos e com poucos condimentos também são bem-vindos, como abobrinha, batata, cenoura, chuchu e cará.

No entanto, algumas frutas podem ter o efeito laxante, e consequentemente, piorar o quadro de diarreia. Portanto evite: mamão, figo, ameixa e abacate. Em contrapartida, a maçã sem casca, goiaba, pera sem casca, limão, banana e pêssego auxiliam no controle do trânsito intestinal.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

Frutas com casca, como a ameixa, por exemplo, não são indicadas. Prefira pera, goiaba, pêssego, melancia, entre outras (mas sem casca e sem sementes, se possível). Legumes, raízes e tubérculos cozidos e com poucos condimentos também são bem-vindos, como abobrinha, batata, cenoura, chuchu e cará.

Alguns alimentos que ajudam a prender o intestino são:

  • Banana verde cozida. A banana verde cozida contém fibras solúveis que prolongam o tempo de digestão dos alimentos, ajudando a prender o intestino e diminuir a diarreia. ...
  • Maçã cozida. ...
  • Cenoura cozida. ...
  • Caldo de arroz. ...
  • Pera cozida. ...
  • Pão branco. ...
  • Suco de maçã com cenoura.

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.

suco de maçã

Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado. As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin. Ela destaca a hortelã, em forma de chá ou de suco.

Floratil® é um probiótico prático e eficaz no tratamento da diarreia de diferentes causas, indicado para adultos e crianças.

Em qualquer diarreia, o principal tratamento é a hidratação, já que a desidratação provocada pela perda de água nas fezes é a principal causa de complicações. Soluções que contenham água, sódio e glicose são melhores que aquelas com água pura, pois na diarreia perdemos não só água como também eletrólitos.

Esses são os lactobacillus presentes no famoso Yakult, ou seja, a bebida pode ser usada para tratar casos de diarreia.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

Distúrbios intestinais
As melancias são ricas em licopeno. Portanto, não devemos consumir melancia em grandes quantidades. Esse hábito pode levar a náuseas, inchaço, diarreia, vômito, má digestão e excesso de gases.

- Banana: possui alto pH e, por ser considerada um alimento alcalino, pode compensar a força do ácido estomacal. - Melancia: é rica em água, elemento que auxilia a diluir o ácido estomacal.

A melancia é uma fruta que costuma figurar na lista de alimentos reimosos ou remosos. Ao mesmo tempo, ela já foi classificada como um dos alimentos que atrapalham a cicatrização. Entretanto, não é todo mundo que defende essa tese que a melancia é remosa.

A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença. Isso porque o estômago fica debilitado e a digestão, deficiente.

As frutas sugeridas para ajudar na recuperação são maçã cozida e banana. Entre os legumes, os principais são abobrinha, chuchu e abobrinha cozida (aqueles com menos fibras). É indicado ainda dar preferência ao consumo de carnes brancas (frango, peru ou peixes) e frutas e vegetais sem casca.

Além de arroz branco, macarrão e carnes magras, vale incluir no cardápio: maçã ou pera (sem casca), banana prata, goiaba, limão, maracujá e pêssego; sopa de legumes como abobrinha, cenoura, chuchu, inhame, e abóbora; pão francês, torradas, biscoito água e sal e mingau de fubá ou de amido de milho.

Caldo de arroz - Tem efeito aglutinador, facilitando a formação de fezes mais consistentes e melhorando a diarreia; Beterraba - Rica em fibras solúveis e insolúveis, auxiliando na regulação do intestino; Batata - O amido acaba corroborando com a constipação; Etc.

Frutas que prendem o intestino
Algumas frutas, como maçã e pera sem casca, jabuticaba, caju, goiaba e banana verde, podem prender o intestino em algumas pessoas. Por isso, se estiver com prisão de ventre, é importante evitar comer essas frutas até que o trânsito intestinal seja normalizado.

Prendendo o intestino com frutas

  • Goiaba. Rica em vitamina C, a goiaba é uma aliada do sistema imunológico. ...
  • Caju. ...
  • Banana. ...
  • Maçã ...
  • Jabuticaba. ...
  • Pera.