Pode comer maionese depois de uma cirurgia?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Assim, os alimentos remosos devem ser retirados da alimentação sempre que se precisa de uma boa cicatrização, como acontece no pós-operatório de cirurgias, quando se possui uma ferida ou quando se faz uma tatuagem ou piercing.

Parece um conceito difícil ao escutar o termo, mas alimentos remosos são aquelas opções no seu cardápio que atrapalham o processo de cicatrização, sendo ricos em açúcares e sal, gordura, óleo e afins.

Resposta verificada por especialistas. Sim, a maionese é remosa, assim como quase todos os produtos industrializados.

Evite alimentos remosos que atrapalham a cicatrização
Esse tipo de comida, além de prejudicar o processo de cicatrização do corte da cesárea, pode causar desconfortos no bebê - levando em conta que os nutrientes ingeridos passam para o leite produzido durante a amamentação.

Segundo nutricionistas, o que deve ser evitado na dieta do pós-operatório são carboidratos em excesso, alimentos fermentados, bebidas alcoólicas, café e refrigerante, porque todos eles dificultam a chegada dos nutrientes ao local operado, atrasando a cicatrização.

“Essa proporção não saudável, com a qual a maionese comercial e outros alimentos processados contribuem, aumenta os riscos de desenvolver doenças cardíacas, alguns cânceres, diabetes do tipo 2 e osteoporose, assim como doenças inflamatórias e autoimunes como artrite reumatoide.

Estudos comprovam que Maionese Hellmann's não aumenta o colesterol, desmistificando a grande preocupação das pessoas com a saúde. As gorduras saturadas são as que mais preocupam os especialistas. Uma colher de sopa de maionese Hellmann's regular tem 0g de gorduras saturadas.

Maionese industrializada é melhor do que a caseira
A maionese industrializada tem melhor qualidade nutricional – menos calorias, menos gorduras e menos colesterol – do que a versão preparada em casa.

Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.

Quais frutas são remosas?

  • Abacate.
  • Abacaxi.
  • Ata (fruta semelhante à pinha)

Muita gente acha que o ovo é remoso, mas, em sua composição, ele não tem muitos dos itens que provocam a reima. Além disso, é um alimento natural. O ovo pode apresentar um pequeno grau de reima, mas sabe-se que as proteínas existentes no ovo ajudam na recuperação, pois são base para a regeneração dos tecidos.

Pode comer mamão sim. Mamão é rico em vitamina C que ajuda no processo de produção de colágeno e cicatrização de feridas.

Como dissemos, o ovo pode ser um alimento utilizado no processo de cicatrização, pois contém propriedades essenciais para a regeneração dos tecidos. A proteína do ovo, por exemplo, é de alto valor biológico, sendo quase totalmente aproveitada pelo organismo.

O Que Pode Comer Depois da Cesárea. A dieta do pós-parto da cesárea deve ser rica em cálcio, ferro e colágeno. Pode-se comer de tudo2, mas especialmente carnes vermelhas, laticínios e alimentos como frango e feijão, por exemplo, pois ajudam na formação de colágeno e facilitam a cicatrização da pele.

Frutas cítricas (goiaba, laranja, morango, acerola, caju, Kiwi, abacaxi, limão);

Saiba o que você deve comer no pós-operatório

  • Frutas ricas em vitamina C. ...
  • Use o ovo como fonte de proteína. ...
  • Iogurte e probióticos. ...
  • Ferro e ômega-3. ...
  • Chá verde, branco, vermelho, hibisco, cavalinha. ...
  • Frutas vermelhas.

Evitar a ingestão de alimentos ou de líquidos, especialmente nas primeiras 3 a 5 horas após o procedimento, pois é normal surgirem náuseas e vômitos provocados pela anestesia. A alimentação no dia da cirurgia deve ser leve, optando-se por chás, bolachas e sopas, dependendo da reação do organismo.

- A maionese, por ser preparada com óleos vegetais, é uma excelente fonte de ácidos graxos insaturados, incluindo ômega-6 e ômega-3, substâncias essenciais para manter o funcionamento pleno do organismo.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.