Pode comer lula e polvo?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O polvo e lula podem ser encontrados em diversos pratos juntos, como por exemplo a paella. No entanto, o polvo traz alguns benefícios que não estão inclusos na lula. Ele é um alimento rico em ômega 3, sendo assim, auxilia a prevenir doenças do coração.

A lula e o polvo, apesar de serem ambos moluscos, possuem diversas distinções, tanto de sabor quanto de textura. Enquanto o polvo tem uma consistência e maciez maior, por exemplo, a lula é mais elástica. Já quando o assunto é sabor, a lula contém mais leveza, ao passo que o polvo tem gosto mais forte e acentuado.

O polvo é uma excelente fonte de proteína , importante para a construção de músculos, produção de hormonas e enzimas . Rico em ômega 3, trazendo benefícios para o sistema cardiovascular.

A Lula é um molusco delicioso, com sabor mais suave em relação ao polvo. Seu consumo também é considerado mais benéfico para a saúde por possuir um valor nutricional maior e colaborar para o bem-estar do organismo.

Peixes que podem ser consumidos crus
Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru. Comer peixe cru é uma alternativa segura e saudável para o consumo dessa carne tão importante para a sua saúde.

Você obterá no final quatro partes comestíveis da lula: o corpo, os tentáculos e as duas nadadeiras.

Corte quaisquer tentáculos longos demais para que todos fiquem com mais ou menos o mesmo comprimento, e então deixe-os de lado: eles já estão prontos para serem cozidos e servidos.

As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.

Retire o polvo e dê outro choque térmico na água com gelo para parar o cozimento. Neste ponto, o polvo está pronto para ser finalizado na grelha ou na panela. A sugestão do chef é secá-lo e fritá-lo no azeite com bastante alho cortado em lâminas.

Polvo é um sabor, singularíssimo. Salgadamente marinho, com longínquas e sutis doçuras. É inconfundível na cor, nas ventosas. Porém, antes de tudo, polvo é uma questão de textura, de mordida.

Deve-se evitar: Carnes com cortes gordos, entrecosto, carne de órgãos e carnes fritas (inclusive peixes). Linguiça, salsicha, mortadela, salame, presunto e bacon. Camarão, polvo e lulas.

Polvo Inteiro Cong – R$79,90Kg.

A coloração enegrecida da tinta se dá por moléculas de melanina (o mesmo pigmento que dá cor à nossa pele, olhos e cabelos, mas em concentrações diferentes da tinta do polvo), que são produzidas por glândulas e armazenadas em um saco no corpo do molusco.

O polvo come peixes, siris, mariscos e outros animais invertebrados, que caça com os braços e mata com o bico quitinoso (da mesma forma que a lula) e com o veneno das glândulas salivares.