Pode comer lula crua?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru. Comer peixe cru é uma alternativa segura e saudável para o consumo dessa carne tão importante para a sua saúde.

É um molusco de sabor mais suave com relação ao polvo e possui um valor nutricional maior. Estamos acostumados a degustá-la à doré - cortada em anéis, empanadas e fritas, mas essa não é nem de longe a única maneira de prepará-la.

Os melhores tipos de peixe para se fazer sashimi são o salmão, o atum e alguns peixes brancos. Muitos restaurantes japoneses também optam por oferecer esse prato aos seus clientes utilizando o polvo como ingrediente principal, já que a opção pode ser interessante quando ele estiver fresquinho.

Peixes para consumir cru - Salmão, atum, linguado, haddock, tilápia, seja como sashimis ou ceviches.

Um estudo conduzido pela Proteste em restaurantes de São Paulo onde é comercializado esse tipo de alimento mostrou que apenas 2 de 60 amostras analisadas continham agentes causadores de doenças. Isso reforça a afirmação de que o consumo de sushi e sashimi é seguro.

salmão

Aqui no Brasil, estamos habituados a usar o salmão como principal peixe de sushi.

A difilobotríase, conhecida popularmente como a doença do peixe cru, é uma doença parasitária causada pelo cestóide Diphyllobothrium latum, conhecido como “tênia do peixe”. Essa infecção é comumente observada no Leste Europeu, América do Norte, América do Sul, África e em alguns países asiáticos.

Opções de pratos quentes japoneses sem peixe cru

  • Teppan. Este prato bastante típico da culinária japonesa é composto por tiras de carne e legumes preparados em uma chapa de ferro. ...
  • Guioza. O pastelzinho japonês pode ser consumido como uma entrada. ...
  • Temaki. ...
  • Yakissoba.

As diferenças entre lula e polvo
Para os amantes de frutos do mar, é possível percebê-las na textura: a lula tem carne borrachuda e elástica, enquanto o polvo é mais consistente e macio. O sabor dos pratos também tem características muito diferentes. O polvo costuma ser conhecido por ter carne de sabor mais marcante.

Dica: Para que a Lula não fique borrachuda deve-se prestar atenção ao tempo de cozimento. Ela tem dois pontos de cocção que deixam sua textura bem macia. Deve ser cozida por 5 minutos e se passar desse tempo cozinhe o molusco por mais 40 minutos.

“É normal que os restaurantes substituam o salmão selvagem e o atum por outros tipos de peixes, como a Truta Salmonada (no lugar do salmão) e a Albacora (uma das espécies do atum de menor classificação).

Por que comer o peixe cru
No mundo gastronômico japonês há um velho ditado que diz: “o peixe deve ser saboreado cru, depois assado e por final, cozido.” Certamente nem todos concordam com essas palavras. Mas, segundo esse ditado, comer o peixe cru é a melhor, senão a mais apetitosa, forma de saborear a carne do peixe.

Linguado: esse peixe branco tem a carne um pouco mais consistente, porém macia. É muito consumido assado ou grelhado.

Japão, Peru, Havaí, Laos. Diversos países têm o peixe sem cocção como ingrediente para seus pratos. Exemplos que fazem parte deste rol são sushi e sashimi (os mais conhecidos), o peruano ceviche, o havaiano poke e alguns menos populares como koi pla e tirashi.

Continuar lendo Faz mal comer lula crua?