Pode comer logo em seguida de tomar remédio?

Perguntado por: esales4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Mesmo uma simples refeição pode prejudicar a ação ótima de remédios. “Alguns medicamentos necessitam de ambiente mais ácido, como o do estômago, para serem absorvidos com facilidade. Só que após as refeições, o órgão produz mais suco gástrico, que pode tornar o local ácido demais e eliminar os efeitos medicamentosos.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.

Por isso é recomendado que se tome o medicamento com água e que seja respeitado um intervalo de mais ou menos 2 horas até a ingestão de leite ou laticínios.

Cafeína: presente no café, chá, chocolate e em alguns refrigerantes, reduz a absorção de muitos medicamentos podendo interferir no tratamento, à medida que reduz os efeitos terapêuticos. Não ingerir com esses alimentos: o diazepam (calmante), nortriptilina (antidepressivo) e pentoxifilina (vasodilatador), etc.

Vale lembrar que, embora os medicamentos sejam muito benéficos, podem causar efeitos adversos (sintomas desagradáveis), que variam de pessoa para pessoa. Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso.

Dissolução das Cápsulas A cápsula mole demora de 20 a 30 minutos para se dissolver no estômago. Ao entrar em contato com água, a parte externa absorve a água e começa a inchar, acabando por dissolver completamente.

Sobre o tempo de ação do líquido e da pílula, é verdade que o medicamento líquido produz o efeito mais rápido se comparado à versão sólida, pelo simples fato de que o comprimido precisa ser dissolvido pelo organismo para iniciar seu efeito terapêutico, enquanto o líquido não precisa passar por este processo.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

O correto é ingerir os medicamentos sempre com um copo cheio de água, pois outros líquidos podem interagir com o medicamento, diminuindo ou potencializando seu efeito.

Algumas interações entre medicamentos e alimentos

  • Alguns benzodiazepínicos (como triazolam)
  • Bloqueadores dos canais de cálcio (como felodipina, nifedipino e nisoldipina)
  • Ciclosporina.
  • Estrogênio e contraceptivos orais.
  • Algumas estatinas (como atorvastatina, lovastatina e sinvastatina)

Lembre-se que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, que pode causar agitação e pressão alta. Se estamos falando de um medicamento destinado a produzir um efeito sedativo ou tranquilizante, misturar com café ou qualquer bebida com cafeína vai ser prejudicial porque vai neutralizar os efeitos da droga.

A ingestão de alimentos e bebidas com certos tipos de medicamentos pode afetar os efeitos desses medicamentos, tornando-os incapazes de atingir o efeito desejado ou aumentando a chance de causar efeitos colaterais.

alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio.

Priorize alimentos de origem vegetal e evite industrializados. Considerando os impactos que os antibióticos podem acarretar na microbiota hospedeira, evitar o consumo de alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas após o tratamento com antibiótico é relevante.

Você já ouviu alguém falar que beber leite corta o efeito de remédios? Pois saiba que isso é verdade, mas somente em alguns casos. “Os nutrientes da nossa alimentação possuem interação com alguns medicamentos que tomamos.