Pode comer linguiça depois da tatuagem?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

– Alimentos processados como salsicha, salame, presunto, mortadela e linguiça; – Macarrão instantâneo ou alimentos prontos congelados altamente processados. O consumo excessivo desses alimentos aumenta a inflamação e dificulta o processo de cicatrização da sua tatuagem.

A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação. Como a tatuagem é uma lesão, ela tem que cicatrizar, e inflamações prejudicam a cicatrização. Muitas pessoas não têm problemas com esses alimentos, mas, na dúvida, mantenha uma alimentação balanceada e evite por quinze dias.

O que não pode comer quando coloca piercing ou faz tatuagem?

  • Alimentos gordurosos. Um dos principais fatores que dificultam a cicatrização do corpo e, consequentemente, a melhora na região em que foi feito o procedimento estético, é o acúmulo de gorduras. ...
  • Bebidas alcoólicas. ...
  • Embutidos. ...
  • Café e refrigerantes.

Para acelerar o processo de cicatrização, tenha uma alimentação equilibrada, limpe e hidrate diariamente, evite a exposição ao sol, aplique protetor solar, beba bastante água e evite banhos quentes.

Uma alimentação balanceada com alto valor nutricional pode ajudar no processo de cicatrização, como: Proteínas: carnes magras, ovos, leite, lentilha, feijão. Alimentos ricos em vitamina C: laranja, mexerica, limão, acerola, brócolis. Vitamina K: Espinafre e couve.

Não consumir bebidas alcoólicas ou drogas do tipo sintético por 20 ou 35 dias. Não coçar ou arrancar as casquinhas que surgem durante a cicatrização, evitando danos aos traços. Caso contrário, ao fim da cicatrização, sua tatuagem poderá ter falhas ou até mesmo, gerar uma inflamação.

Com exceção aos alimentos gordurosos, você está liberado a comer tudo. Mas, se deseja otimizar o seu processo de cicatrização e ter uma tatuagem sequinha o quanto antes, precisa apostar em nutrientes ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios.

Caso você tenha tatuagem inflamada, preste atenção nestes sintomas para saber se é alergia:

  1. Vermelhidão e inchaço;
  2. Coceira;
  3. Pequenas saliências e bolhas;
  4. Manchas escamosas;
  5. Caroços profundos;
  6. Crostas ou flocos de pele;
  7. Um fluido aquoso saindo da região da tatuagem inflamada.

Outros cuidados de como evitar queloide na tatuagem incluem:

  1. Evitar ficar exposto ao sol por longos períodos;
  2. Evitar fumar durante o tempo de cicatrização;
  3. Coma alimentos ricos em vitamina E, como tomates, pimentões e cereais;
  4. Mantenha a região sempre hidratada;
  5. Não coce ou retire as cascas durante a cicatrização.

Por isso, caso você não tenha cuidado, isso poderá resultar em um processo inflamatório muito grave. Além disso, é muito importante que você evite o consumo de alimentos gordurosos, como carne de porco, frutos do mar, chocolates e bebidas alcoólicas pelo menos uma semana após feita a tatuagem.

Cereais integrais
Os cereais são ótimos alimentos que ajudam na cicatrização de sua tatuagem, por exemplo, o pão, o arroz e macarrão integrais.

Assim, refrigerantes, chocolates, condimentos e frituras devem ser totalmente evitados a fim de trazer uma boa cicatrização para a pele e para a tatuagem.

A linguiça, ao lado de outras carnes processadas como a salsicha e o presunto, fazem parte do grupo de alimentos que possuem alto poder inflamatório. Tanto que recomenda-se que eles não sejam consumidos após fazer uma tatuagem, por exemplo, pois eles podem atrapalhar a cicatrização.

A linguiça (FO 1943: lingüiça) é um enchido (embutido) em forma de salsicha, feito de carne de porco, de aves, de carneiro, de carne de bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar, temperado com cebola, alho e páprica e outras especiarias.