Pode comer inhame roxo?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O inhame roxo é uma adição saborosa a muitos pratos e adiciona uma cor única a eles. Seu valor nutricional e textura doce semelhante à da batata o tornam um excelente tubérculo comestível. O vegetal saboroso está repleto de muitas vitaminas, minerais e antioxidantes.

IMPORTANTE: O Inhame preto é uma planta tóxica, se ingerida crua.

As manchas escuras são resultado da ação da enzima polifenoloxidase. Embora elas não signifiquem que o alimento estragou, seu aparecimento deixa a comida bem menos apetitosa.

Eles amolecem para obter uma textura macia semelhante à batata no processo de cozimento. O inhame roxo é incorporado para pratos doces ou salgados e processado em substâncias amiláceas usadas para dar sabor e melhorar outras preparações.

O inhame-roxo é uma variedade que apresenta coloração arroxeada de suas partes vegetais. É uma herbácea rizomática, com folhagem ereta (pecíolos longos) e variando de coloração esverdeada para preto-arroxeada, extremamente ornamental; se espalha facilmente pela formação de novas plantas a partir de estolões longos.

Quando descascado, o inhame libera uma viscosidade que contém oxalato de cálcio, composto químico que pode causar reações alérgicas como coceira, irritação e vermelhidão na pele.

Como comprar: o inhame bom para consumo deve ser firme, mas também não deve ser muito duro. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas. Como limpar: descasque com uma faca sob água corrente. Lave bem depois de descascado.

O inhame é rico em carboidratos e calorias, e, por isso, quando consumido em grandes quantidades, pode engordar.

Lembrando que o inhame é rico em oxalato de cálcio, um componente tóxico (em excesso) para o organismo e liberado quando o alimento está cozido. Então vamos de receita: Cozinhe o inhame rosa e despreze sua água. Amasse com um garfo e disponha uma camada sobre um pirex untado com azeite ou manteiga.

O taro, Colocasia esculenta, também conhecido como inhame nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, é uma planta herbácea que pode atingir até dois metros de altura. Suas folhas são verde-escuros e têm limbo com formato de coração. Os pecíolos, que são as hastes das folhas, podem ser arroxeados ou verdes.

Tipos de inhame

  • Inhame cigarra;
  • Inhame branco;
  • Inhame bravo;
  • Inhame taioba;
  • Inhame da China.

Fora esse fator, essas raízes também podem variar em termos de cor: existem inhames e carás com polpa roxa, amarela, branca ou até mesmo rosada. As raízes de coloração roxa, em especial, contam com o pigmento antocianina, que é um tipo importante de antioxidante, além de atuar como anti-inflamatório natural.

Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

O inhame deve ser colhido quando amadurecido, aproximadamente, aos 180 dias após o plantio. O amadurecimento do inhame pode ser constatado pela seca das flores e pelo amarelecimento das folhas.

O cará possui grande quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente B5 (niacina) e B1 (tiamina), estimulando o apetite e auxiliando no processo digestivo. É rico ainda em fibras solúveis, cálcio, ferro e potássio.

Além de saboroso e ideal para consumir em diversas refeições do dia, o ingrediente também tem outra vantagem expressiva: seu baixo índice glicêmico não eleva os níveis de açúcar no sangue. Assim, se torna ideal para quem é diabético ou quer emagrecer.

A nutricionista também recomenda o consumo de inhame para pessoas que sofrem de gastrite e úlceras. “Porque ele é fácil de digerir, fácil de absorver e de trazer os nutrientes para o sangue.

Assim, ficou definindo que inhame é a mesma coisa que cará, e se refere ao alimento de origem africana e de nome científico Dioscorea cayanensis Lam. Já o que no sudeste é chamado de inhame, na nomenclatura padronizada ficou definido como taro, cujo nome científico é Colocasia esculenta (L.)

A principal diferença entre o inhame e o cará é que o inhame tem a casca semelhante à da mandioca, mas a metade do seu tamanho. E o cará é alongado como a mandioca, mas a casca é lisa. Veja mais curiosidades sobre essas raízes: Inhame.

O cará é maior, mais comprido e tem a casca mais “peluda”.
É chamado de inhame nas regiões Norte e Nordeste do país. Já o inhame é menor, mais arredondado e conhecido também como taro.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio).

Continuar lendo Porque comer inhame?