Pode comer inhame do mato?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

tem bastante em nutrientes aí né e é muito bom matar a fome aí. no mato além de você come ela cozida como se fosse batata. ela é muito parecida como uma batata mesmo mas além de você. come ela cozida você pode é torrar ela não se corta ela em pedaços né vai cortando ela em pedaços.

O cará é maior, mais comprido e tem a casca mais “peluda”.
É chamado de inhame nas regiões Norte e Nordeste do país. Já o inhame é menor, mais arredondado e conhecido também como taro.

É importante saber que assim com a mandioca, por ser uma raiz, o inhame não pode ser ingerido cru, porque assim apresenta substâncias tóxicas. Por isso, mãos à obra: é preciso lavar e cozinhá-lo (por 40 minutinhos ou até ficar macio).

Existem pelo menos 2 espécies de inhame consumidas no Brasil: o cará e o taro. O cará é o mais conhecido e o mais utilizado no preparo de bolos e pães. Esse tipo de inhame pode, sim, ser ingerido cru nos sucos. Porém, o taro não pode, em hipótese alguma, ser consumido cru!

Como comprar: o inhame bom para consumo deve ser firme, mas também não deve ser muito duro. Geralmente apresenta raízes pequenas e ralas. Como limpar: descasque com uma faca sob água corrente. Lave bem depois de descascado.

Ao analisar toda a família do inhame, é possível encontrar variações que sequer ouvimos falar. Por exemplo, em alguns estados do Nordeste, a subclasse Cayennensis é mais comum em regiões costeiras. Outra popular é o cará-moela, cujo nome científico é Dioscorea bulbifera e lembra um bulbo pelo seu formato mais achatado.

“O inhame pertence à família Dioscoreácea, que tem nove gêneros e cerca de mil espécies.

O inhame, devido a suas fibras, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfico para pessoas com diabetes.

O tubérculo é utilizado na fabricação de pães, bolos, cremes, biscoitos etc. Também pode ser usado no preparo de sopas, panquecas e cozidos. Esta semana, a receita indicada pelo Banco CEAGESP de Alimentos é o famoso pão de cará.

O inhame deve ser consumido de preferência cozido, porque a versão crua é rica em oxalato, um composto que, quando ingerido em excesso, impede a absorção de minerais. O inhame pode ser usado em purês, sucos, sopas, bolos, saladas, ensopados e no preparo de bebidas vegetais para substituir o leite de vaca.

Uma das principais características do inhame é ter uma ação desintoxicante e depurativa. Assim, auxilia na eliminação das toxinas do sangue por meio da excreção dessas substâncias por meio da pele, rins e do intestino.

Também pode ser usado na forma de bolo, biscoito, cremes, panquecas, pães, pirão e/ou tortas. "Por mais que o cará seja um alimento saudável, ele é uma fonte de carboidratos e pode ser calórico, portanto o ideal é consumi-lo em baixa quantidade, com uma porção ao dia.

O que comer para gastrite
Outra dica importante, para aliviar o desconforto gástrico, é sempre comer alguma coisa no intervalo das refeições. A maçã, portanto, é um ótimo snack para não deixar seu estômago vazio. Cereais e tubérculos como aveia, quinoa, arroz integral, batata, inhame também são muito bons.

É importante lembrar que portadores de Litíase Renal (pedras nos rins), Insuficiência Renal ou outros Problemas Renais não devem consumir o inhame cru, assim como devem evitar consumir com frequência: espinafre, salsa, beterraba, acelga, agrião (verduras que geralmente são consumidas cruas) e chá preto.

Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.

mas tem algumas pessoas que têm problemas. hormonais que não devem consumir o inhame justamente porque ele pode mudar sua própria produção de estrogênio pessoas que tem problema de câncer de mama ou. fibrose uterina tem que perguntar antes para o seu médico o seu nutricionista.