Pode comer frango na Sexta-Feira Santa evangélico?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Hoje em dia, a prática da privação de carne durante a Sexta-Feira Santa segue vigente. O Código de Direito Canônico afirma que todas as sextas-feiras do ano devem ser reservadas para a abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de uma obra de caridade, por exemplo.

Enquanto os católicos são encorajados a não comer carne na Quaresma, os evangélicos não possuem essa restrição. Além disso, os evangélicos, em geral, não costumam celebrar todos os dias da Semana Santa como os católicos, dando mais importância à Sexta Feira Santa e ao Domingo de Páscoa.

A abstinência de carne representa o respeito ao sofrimento atravessado por Jesus, segundo a bíblia, para salvar os pecados da humanidade.

Enquete revela equilíbrio no consumo de carne vermelha na Semana Santa: 'A igreja não considera como um pecado grave', diz padre | Santos e Região | G1.

Sexta-Feira Santa: por que Igreja proíbe carne e libera comer peixe.

Segundo a bíblia, Jesus Cristo viveu e morreu para salvar todas as pessoas de seus pecados. Durante a Quaresma, que é o período de 40 dias que antecede a Páscoa, a recomendação da Igreja é que o fiel não coma carne ou substitua isso por pequenas ações de sacrifício.

Segundo o padre Nilton Pereira, não há nenhuma recomendação por parte da Igreja Católica para o fato dos fieis deixarem de tomar banho, limpar a casa e não pegar em dinheiro. “Nesta época, a espiritualidade é muito forte e neste período as pessoas associam o dinheiro ao fato de Judas ter vendido Jesus.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro. Entretanto, muitas pessoas não entendem o significado e a origem dessa tradição.

E pode comer ovo na Sexta-feira Santa? Para simplificar o entendimento, nada que possa ser considerado como carne pode ser consumido ao longo da quaresma, e principalmente na Sexta-feira Santa. Dessa forma, pode comer ovos, peixes de qualquer espécie, e os frutos do mar em geral na Sexta-feira Santa.

A Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição. Jesus Cristo não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas extremas para uns e miséria para outros.

e) O mais primitivo ritual da Páscoa encontra-se em Êxodo 12.21-28. I. Instrução de Javé para Moisés e Aarão - v. 21-27a.

As comunidades de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, não celebram a Páscoa. É que a fé e os costumes dessas religiões não se baseiam no cristianismo, mas em entidades como Orixás, Nkisis e Voduns, que regem tradições e rituais diferentes.

Aqui no Brasil, existe um grande número de cristãos evangélicos, e, para eles, a Quaresma não é observada, uma vez que o entendimento da tradição evangélica é de que práticas como jejuns e orações não devem ser resumidas apenas aos 40 dias que antecedem a Páscoa.

11 Ser-vos-ão, pois, abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.

Não pode matar qualquer animal, mesmo que seja para a alimentação. Não pode tirar leite.

Uma explicação da religião Católica para evitar comer carne na Sexta-feira Santa seria porque a carne vermelha simboliza o corpo de Jesus Cristo. Evitar o consumo do alimento neste dia seria uma forma de respeito. Nesta data, muitas pessoas costumam substituir esses tipos de carnes pelo peixe.

Nele celebramos a Paixão e Morte de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, ou seja, a redenção do ser humano, a libertação do pecado e da morte, a reconciliação definitiva entre o homem e Deus. Então, não pode ser vivido como um dia qualquer, pois, trabalhar na Sexta-feira santa implica dedicar tempo para outras coisas.

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento. Por outro lado, é recomendado a realização jejum na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Na Sexta-Feira da Paixão, quase tudo é proibido. Não se pode varrer a casa, lavar roupa, pescar, jogar futebol, ou fazer qualquer gesto que se reporte à diversão ou ao trabalho.

Igreja Católica proíbe todos os tipos de carne na Sexta-feira Santa e não indica consumo de peixes.

Segundo informou o padre, o ato de comer carne não é considerado pecado.