Pode comer folha de manjericão crua?

Perguntado por: nmartins . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

As partes usadas do manjericão são as folhas, os caules e as sementes, como base de preparações como molhos, saladas e sucos. Outras formas de uso do manjericão são na forma de chás, para temperar alimentos, em óleo essencial ou cataplasma.

Pode comer manjericão cru? Sim! As folhas frescas de manjericão não fazem mal à saúde; pelo contrário, são ótimas para a digestão e ajudam no funcionamento do estômago.

Manjericão pode ser consumido cru? Gabriella Frutuoso explica que a planta pode, sim, ser consumida crua, desde que as folhas sejam higienizadas antes de comer. "Pode ser usado para enfeitar um prato, por exemplo, em cima de um arroz".

Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes; ...

Embora totalmente natural, o chá de manjericão tem algumas contraindicações. De acordo com Ana Paula, ele não deve ser consumido por gestantes, mulheres na lactação, crianças abaixo de 12 anos, pessoas com pressão muito baixa e pessoas alérgicas à planta.

Manjericão: Como consumir
Manjericão dá sabor a pratos com tomate, saladas, abobrinha, berinjela, temperos de carne, recheio, sopas, molhos e muito mais. Além disso, ele complementa outras ervas e especiarias, como alho, manjerona, mostarda, orégano, pimentão, salsa, pimenta, alecrim e sálvia.

O manjericão é uma planta que atrai riqueza para a pessoa que o carrega no bolso. Ele também é usado para atrair clientes ao local, se você colocar três folhinhas na caixa registradora, e em cima da porta de entrada do estabelecimento.

Na verdade, o principal alimento a ser evitado por quem tem pressão alta é o sódio, mineral presente em quase metade da composição do sal. Para diminuir o consumo deste tempero, aposte em algumas outras opções, por exemplo: manjericão, orégano, sal marinho, cominho, açafrão e outras ervas e temperos naturais.

Quando colocado em um ambiente da casa, o manjericão tem a propriedade de acalmar e ajudar na paz de espírito de todas as pessoas que a habitam. Entre os benefícios do manjericão para as pessoas do lar está a diminuição dos pensamentos negativos, já que as tensões acumuladas são atenuadas.

Ideal para dar fim aos problemas causados pela tensão, o chá de manjericão é um remédio natural para o combate do estresse, uma vez que estimula a liberação de endorfina. Outros benefícios são a redução de dores de cabeça, já que a erva contém anti-inflamatórios e sedativos, e a melhora da digestão.

Ao congelar o manjericão, limpe-o com cuidado, separando as folhas do caule. O caule pode ser jogado fora, mas também pode ser reaproveitado como tempero ou na produção de molhos. Depois de lavar as folhas com água, é preciso secá-las com papel absorvente, com bastante delicadeza, para não quebrá-las.

- Óleo de Manjericão: antioxidante, antimicrobiano, tônico capilar promovendo brilho e fortalecendo os cabelos.

Como a planta precisa de sol constantemente, a rega é essencial para o solo não secar, principalmente nas estações mais quentes, como verão e primavera. Porém, lembre-se de nunca encharcar o substrato, para que as raízes não apodreçam.

A planta do manjericão tem um uso culinário comum, é ótima companheira dos tomates e ingrediente fundamental para se fazer o famoso pesto genovese, molho típico da Itália Também vai bem em saladas, massas, sopas, refogados de carne e com queijos.

Existem sementes de 7 variedades de manjericão (Ocimum basilicum): Limoncino, Grecco a palla, alafavaca basilicão, alfavaca basilicão vermelho, manjericão toscano folha-de-alface ( porque a folha é grande), Gennaro de menta e o alfavaca vermelho rubi. A diferença entre os sabores de cada espécie, acredite, são grandes!

Chá de manjericão simples
Macere as folhas de manjericão com a ajudar de um socador; Enquanto isso, ferva a água; Coloque as folhas maceradas sobre a água do chá e espere cinco minutos; Coe e pode tomar o chá a vontade.

Todas são comestíveis. A flor do manjericão, da salsinha, do coentro, do tomilho, do orégano...”, diz Silvia Jeha, nutricionista e herborista da Sabor de Fazenda, que sugere não só consumir as flores comestíveis, mas também plantar. “Elas são muito importantes para atrair e alimentar as abelhas.”

Caso você queira fazer o chá de manjericão, basta pegar aproximadamente 10 folhas de suas folhas e colocar em uma xícara de água quente — mexa e deixe descansar por alguns minutos antes de beber, para que a planta solte suas propriedades.

- Parte utilizada: folhas. - Indicações: tosse, gripe, cólicas intestinais, vômitos, diarreia, calmante, gases, digestão, é estimulante da produção de leite materno. - Modo de fazer: colocar 1 colher de chá de erva por xícara de chá de água fervente. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

É necessário sempre cortar as flores do manjericão, pois isso mantém a planta jovem e saudável por mais tempo e preserva o sabor das folhas. Pelo fato de flores funcionarem como um dreno nas plantas, acabam consumindo muita energia, portanto, precisam ser retiradas.