Pode comer folha de capeba?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Como a folha é rica em óleos essenciais, é bastante aromática e deve ser utilizada com cuidado por conta de sua “picância”. Refogada pode substituir a couve, escarola ou o espinafre em diferentes receitas. O chá das folhas é bastante utilizado pela medicina popular.

Tudo que for cozido dentro dessa folha vai ser infundido por um cheiro amadeirado e picante, semelhante ao da pimenta. Para quem tem paladares menos apimentados, uma dica é picar fininho a folha, aferventar e usar, removendo boa parte da picância, mas mantendo o sabor característico.

É comestível, com sabor fresco e picante, semelhante ao do agrião, podendo as folhas e flores serem consumidas em forma de saladas.

Em resumo, a capeba não deve ser consumida por mulheres grávidas ou em fase de lactação. Basicamente, entre os possíveis efeitos colaterais de seu consumo estão a ocorrência de diarreia, náuseas, febre, cólicas, tremores e mais.

A Capeba (Piper umbellatum L.) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), da família das Piperáceas. Com folhas grandes em formato de coração, a Capeba é uma planta nativa, rústica, de meia sombra e que se desenvolve bem solos úmidos e férteis.

COMO PREPARAR O CHÁ DE CASCA DE COPAÍBA
Tomar 2 a 3 vezes ao dia.

Efeitos colaterais estão relacionados à náuseas, diarréia, tremores e febre. Se você já faz uso contínuo de algum medicamento, procure orientação médica antes de começar a utilizar a Caapeba. Uma orientação importante é não deixar de fazer acompanhamentos médicos e exames em casos de tumores.

Previne a retenção de líquido
Graças à ação diurética, o chá de pariparoba é excelente combatente da retenção de líquido. Portanto, previne o aparecimento de celulites no corpo e entre outros efeitos colaterais da retenção hídrica.

Entretanto, mesmo se a medicina popular estiver certa e a infusão da chá da raiz de capeba realmente for diurética, isso não significa necessariamente que a capeba emagrece. Isso porque o que ocorre é a eliminação de peso na forma de água e não de gorduras.

Piperaceae

Segundo Irmã Eva Michalak (1997), é indicada para resfriados, baço, fígado, gastralgias, azia, úlceras, hemorroidas, asma, pressão alta e dor de dente. Lorenzi & Matos (2008) assinalam que é considerada diurética, antiepilética, contra febre, usada contra doenças do fígado, inchaços e inflamações das pernas.

O árvore chamada de jucá é rica em substâncias que ajudam a conter o envelhecimento da pele. A árvore é antiga conhecida no Norte do país devido a suas propriedades supostamente milagrosas.

A pariparoba é uma planta brasileira de forte potencial medicinal que tem sido estudada desde a década de 1990 e, por isso, o chá de pariparoba é conhecido por suas propriedades excelentes. É originária da Mata Atlântica, portanto, mais encontrada na região Sudeste do país.

Entre as principais plantas medicinais empregadas no controle de diabetes estão o Allium sativum, Aloe spp., Punica granatum, Passiflora edulis, Averrhoa carambola e Momordica charantia.

Continuar lendo Pode comer capeba?