Pode comer feijão preto todos os dias?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Para Saúde Cardiovascular: Um dos melhores benefícios da adição do feijão preto à sua dieta diária ou semanal é o alto nível de fibra que eles contêm. Ele têm altas concentrações de fibra solúvel, que tem sido comprovada eficaz na redução do colesterol no sangue.

"O feijão um dos alimentos mais saudáveis para incluir em sua dieta, graças ao seu elevado teor de proteínas e fitoquímicos, que ajudam na prevenção de doenças”, defende Kaye. Mesmo assim, comer grandes porções desse alimento pode causar inchaço e gases.

5 a 7 vezes

Segundo o levantamento, os indivíduos que consomem feijão de forma regular, de 5 a 7 vezes por semana, têm chance 14% menor de desenvolver sobrepeso e 15% menor de serem obesos. Já o não consumo é um fator de risco, com 10% de chance maior de excesso de peso e 20% de possibilidade maior de obesidade.

O horário mais recomendado para comer feijão é durante o almoço, já que o metabolismo está funcionando de forma mais rápida – contudo, não há contraindicações para comer feijão à noite.

Feijão Preto

Feijão Preto
Um dos mais nutritivos, possui magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo; Combater o colesterol e diabetes; É ótimo para inserir nas dietas de emagrecimento por possuir pouca gordura e também em dietas para ganho de massa muscular.

Em média, de duas a três colheres de sopa de arroz e uma concha e meia de feijão em uma refeição são suficientes para suprir as necessidades diárias, não sendo necessário repetir a dose no jantar, por exemplo.

Assim como os demais tipos dessa leguminosa, o feijão preto é rico em proteínas de alto valor biológico, fibras, ferro e cálcio. Porém, seu grande destaque é a presença das antocianinas, o pigmento que dá a coloração escura.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

Veja abaixo sete alimentos indispensáveis para manter a sua saúde em dia:

  • Cenoura. A cenoura é um legume rico em inúmeros nutrientes. ...
  • Carne Branca. Segundo especialistas, as carnes brancas são mais saudáveis que as carnes vermelhas. ...
  • Castanha-do-Pará ...
  • Frutas Cítricas. ...
  • Alho. ...
  • Ovo. ...
  • Iogurte.

Ele oferece proteínas, fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e a maioria dos aminoácidos essenciais. E qual é o efeito dessas substâncias em nosso organismo? O feijão costuma causar saciedade, principalmente quando combinado com outros alimentos.

O feijão preto cozido, por exemplo, contém cerca de 15 gramas de proteína por xícara (cerca de 172 gramas). Além disso, fornece também fibras e vitaminas do complexo B. Ah, e não esqueça de deixá-lo de molho na água por 8 a 12 horas antes do cozimento.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

Embora saudável, o feijão pode conter toxinas que afetam pessoas que não têm a enzima G6PD. Para elas, comer feijão pode causar uma doença chamada favismo, um quadro que pode levar ao desenvolvimento de anemia devido à destruição dos glóbulos vermelhos (confira aqui estudos a respeito: 5, 6, 7).

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.

Tanto o feijão-carioca quanto o preto são alimentos bons para soltar o intestino. Em uma concha com cerca de 140 g da leguminosa, você vai encontrar aproximadamente 10 g de fibras, que vão favorecer o processo de evacuação.

Como deixar o feijão de molho para não dar gases? Para deixar o feijão de molho no vinagre, você deve adicionar uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água. Os grãos devem ficar imersos de oito a 12 horas.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde prevê a ingestão de arroz e feijão todos os dias. A dica para uma proporção ideal é uma porção de feijão para duas de arroz. O consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças.

O arroz é rico nos aminoácidos metionina e cisteína, porém é pobre no aminoácido lisina, assim como os outros cereais. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina, mas é pobre em metionina e cisteína (aminoácidos sulfurados).

O ser humano pode viver só com arroz e feijão, mas não consegue sobreviver apenas de soja. Ela é ótima, mas não faz milagres. Quem não come não morrerá mais cedo, nem é descuidado ou menos saudável.”

Por isso, aposte nos alimentos ricos em potássio, como feijão preto, inhame, abóbora, cenoura, espinafre, maracujá, banana e laranja. Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão.