Pode comer feijão com caruncho?

Perguntado por: zagostinho . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 2 votos

Fora isso, não existem riscos à saúde e nem possibilidades de intoxicações ou qualquer outro problema digestivo. Portanto, não faz mal comer feijão com caruncho. Desde que, é claro, você elimine as pragas e os grãos comprometidos e cozinhe apenas os grãos que estão bons. O caruncho pode atacar uma série de alimentos.

Sua presença é um indício da falta de higiene e armazenamento precário dos produtos na cadeia de produção. Do estoque na produção até o depósito do supermercado, os carunchos encontram diversas oportunidades para entrar nos alimentos e se proliferar.

Se você observar a presença de carunchos em algum alimento guardado na cozinha, comece retirando tudo dos armários e verifique se há outras embalagens perfuradas ou sem lacre. Em seguida, higienize o móvel e as prateleiras com um aspirador de pó, passe uma esponja umedecida em água e sabão e finalize com um pano seco.

Basta colocar no congelador por 24 horas para encerrar o ciclo de reprodução dos animais. "No caso dos grãos, é prática comum colocar o alimento de molho na água e cozinhá-lo no dia seguinte, o que também pode funcionar", afirma Potenza.

Saiba como evitar os carunchos na cozinha

  1. Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha.
  2. Ventilação é indispensável.
  3. Pacotes abertos precisam ser guardados corretamente.
  4. Se atente à data de validade e jogue fora os alimentos vencidos.
  5. Use repelentes naturais.
  6. Utilize um desumidificador de ar.

Algumas pessoas já identificaram pontinhos brancos no feijão que podem ter aspecto similar ao de larvas. Contudo, isso é um mito. O que ocorre é que algumas variedades do grão, como o carioca, ao serem cozidas podem soltar um broto, o sistema embrionário do feijão.

Ele alerta ainda que, quando deixado de molho, o feijão que não está bom para consumo costuma flutuar, já que “o inseto acaba consumindo a matéria do feijão e o deixa mais aerado”. Desta forma, a atitude a se ter é simples: selecione o feijão antes do consumo e fique atento, se algum flutuar, pode descartar.

40 dias

Um besouro adulto pode viver em média 40 dias e a fêmea pode ovipositar centenas de ovos durante o ciclo. De acordo com o pesquisador, os produtos a granel acabam tendo mais chances de serem infestados. E essa contaminação também pode ocorrer no transporte ou armazenamento do produto.

As espécies mais conhecidas desse besouro, também conhecido como gorgulho, são o caruncho do arroz (Sitophilus oryzae), caruncho do milho (Sitophilus zeamais), caruncho do feijão (Acanthoscelides obtectus).

Algumas folhas de louro podem ser colocadas dentro de cada recipiente de grão, farinha e cereal. Use as outras ervas nas prateleiras da despensa, ou eles podem mudar o sabor dos grãos.

O melhor é optar por potes hermeticamente fechados. Ao perceber a entrada dos bichos nos potes, dispense o alimento e lave cada um dos utensílios com bastante água e detergente neutro. Depois de fazer essa limpeza profunda, guarde os grãos em recipientes bem-vedados e fique de olho na validade.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.

Na época quente do ano, o risco de uma infestação é maior se você trouxer algum produto infestado para sua despensa de alimentos. Um produto infestado significa dezenas a centenas de ovos ou larvas que continuarão a se desenvolver no pacote, ou migrar para um próximo gerando uma infestação cruzada.

Utilize água fervente no local. A forma mais natural de eliminar as larvas é com água fervente, e essa dica funciona ainda melhor se for na lata de lixo e os insetos estiverem ali Nesse caso, tampe a lixeira e espere alguns minutos, depois a abra a lava bem o local.

A espuma do feijão é formada durante o cozimento por conta de substâncias solúveis em água, como as proteínas e a saponina que mencionamos, que se misturam e formam bolhas de ar. De acordo com estudo publicado pela UFG, quando o feijão é cozido, esses compostos são diluídos formam essa espuma.

Gorgulho-do-Feijão-de-Corda
Ocorrência: Esse inseto ataca os feijões do gênero Vigna. Como no Nordeste do Brasil a maioria do feijão plantado e consumido pertence a esse gênero, o caruncho mais importante dessa região é este que acabamos de ver, considerado a principal praga do feijão Caupi armazenado.

Alguns germinados e brotos podem ser consumidos crus, como a lentilha, broto de alfafa e de feijão moyashi; levemente aquecidos ou cozidos! Saladas, sucos, vitaminas, refogados… São inúmeras as possibilidades de consumo. A germinação não possui segredos e traz muitos benefícios, faça o teste!

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.