Pode comer farinha de milho na dieta?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Cerca de 30 g de farinha de milho contém 1 g ou menos de gordura, o que contribui para balancear a alimentação. Utilizando essa farinha com moderação por causa dos carboidratos, pode ser uma alternativa para dietas alimentares sem gordura e até de emagrecimento.

Farinha de trigo, aveia, centeio, milho, mandioca: todas elas possuem valores calóricos e de carboidratos muito semelhantes, mas têm diferenças na quantidade de fibras.

É rica em nutrientes, tais como vitaminas do complexo B, vitamina E, minerais e fibras. A farinha de milho promove a produção de energia, estimula o sistema imunológico, combate a anemia, diminui os índices do colesterol LDL e não contém glúten”, pontua Ana Carolina Meireles.

P: A farinha de milho é mais saudável do que o arroz? R. A farinha de milho é mais ou menos semelhante em carboidratos e calorias em comparação com o arroz. Apesar disso, o arroz integral é mais saudável do que os dois.

farinha de coco

Qual farinha low carb tem menos carboidrato? A farinha de coco é a favorita entre os adeptos da alimentação low carb por possuir menos carboidratos que as demais opções, ter preço mais acessível, ser fácil de ser encontrada e servir para muitos tipos de receitas, principalmente as de doces.

farinha de trigo sarraceno

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

Como controlar o apetite naturalmente?

  1. Consuma alimentos com fibras. ...
  2. Coma mais proteínas. ...
  3. Aposte na sopa de legumes. ...
  4. Beba bastante água. ...
  5. Evite farinhas refinadas e açúcares. ...
  6. Aposte na aveia. ...
  7. Invista nas saladas.

Uma boa forma de substituir o pão francês, feito com farinha branca, é comer tapioca, crepioca, cuscuz ou pão de aveia, que são boas opções, mas também é possível substituir o pão comum por alimentos ricos em proteína, como uma omelete com queijo, ou um ovo cozido, por exemplo.

Além disso, se consumida em excesso, a farinha de milho favorece o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Portanto, a moderação é a melhor forma de aproveitar todos os seus benefícios.

Pois bem, não podemos considerar a farinha de milho um produto low carb porque ela possui uma quantidade expressiva de carboidratos em sua composição.

Farinha de grão de bico

Farinha de grão de bico
É a melhor farinha para substituir a farinha de trigo sem exigir grandes preparos antes do uso. O pão, quando feito com o grão de bico, enriquece o organismo com proteínas, fibras e vitamina B6.

Por ser rica em zinco, a farinha de milho pode atuar como um suporte energético para o corpo. Esse mineral é um dos componentes que fazem a metabolização de carboidratos e proteínas. Uma vez metabolizados, os carboidratos e proteínas viram energia tanto para as células quanto para os músculos.

Detalhes. As duas farinhas são saudáveis, mas não podem ser consumidas em excesso porque são calóricas.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), farinha de milho e fubá são a mesma coisa: trata-se do produto obtido a partir da moagem do grão de milho.

É bom acrescentar que comer um prato de “leite com farinha de milho” sempre foi muito benéfico prá saúde, pois contém nutrientes essenciais.

A nutricionista Juliette Carvalho lembra que é possível substituir o arroz por outras fontes de energia e nutrientes: milho, batata doce, batata inglesa e mandioquinha são ótimas opções.

Farinha de arroz
É uma opção de farinha saudável menos calórica também que a tradicional, tendo 366 kcal numa porção de 100g. Na cozinha, a versatilidade é sua principal característica. Por ter um sabor bem neutro, ela pode ser usada em pratos, tortas, pães e bolos.

Farinha de Amêndoas

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo.

Por exemplo, 1 fatia de pão feito com farinha de trigo refinada contém cerca de 77 calorias, enquanto o pão feito com farinha de trigo integral contém cerca de 71 calorias.