Pode comer espinafre todos os dias?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Não há uma recomendação específica de quantidade de consumo de espinafre, mas ele pode ser incluído na dieta sem medo. “Por ser um vegetal de baixa caloria e riquíssimo em nutrientes e fibras, o consumo pode ser feito à vontade, assim como outros alimentos do grupo dos vegetais folhosos”, diz Barca.

E tem mais boas notícias: por ser considerado um superalimento e de baixa caloria, o espinafre pode ser consumido à vontade.

Rico em ferro, o espinafre ajuda a prevenir doenças, como a anemia, por exemplo. Mas não para por aí, as vitaminas C, E e K, betacaroteno e o folato presentes nesse alimento ainda atuam como protetores cardiovasculares.

De acordo com Carina, uma saída para proteger os nutrientes do espinafre e desativar o tal do oxalato é apostar no branqueamento. A técnica consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, aí, mandá-lo imediatamente para um banho de água com gelo.

Para os que têm gota ou ácido úrico elevado ele é contraindicado. Espinafre apresenta também um nível considerável de oxalato. Quando oxalatos tornam-se excessivamente concentrados em fluídos corporais, eles podem se cristalizar e causar cálculos nos rins e vesícula. Pessoas com litíase devem evitar o seu consumo.

Mas qual é o mais saudável? Segundo a Healthline, enquanto a couve oferece mais do que o dobro de vitamina C do espinafre, o espinafre fornece mais ácido fólico e vitaminas A e K. Ambos estão ligados à melhoria da saúde cardíaca, promoção da perda de peso e proteção contra doenças.

Não há uma recomendação específica de quantidade de consumo de espinafre, mas ele pode ser incluído na dieta sem medo. “Por ser um vegetal de baixa caloria e riquíssimo em nutrientes e fibras, o consumo pode ser feito à vontade, assim como outros alimentos do grupo dos vegetais folhosos”, diz Barca.

SAIBA MAIS
Mas o espinafre supera a couve em ferro, magnésio, potássio, zinco, folato e nas vitaminas A, E e K", diz Lindsey Joe.

Dica: O espinafre combina muito bem com queijo gorgonzola, ricota, tomates frescos, cogumelos e ovos. Apenas lembre-se que o ferro e o cálcio competem pela absorção no organismo, então se você possui anemia é melhor excluir o queijo das receitas com folhas verde-escuras.

Espinafre
Também é carregado com antioxidantes, potássio, cálcio e magnésio, tornando-o uma excelente escolha para pessoas com pressão alta. A sopa de espinafre também diminuiu a rigidez das artérias, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração.

Não há problema em comer espinafre cru. Basta higienizar o vegetal corretamente e usá-lo para incrementar uma salada. As folhas são mais crocantes e o sabor é mais acentuado, combinando com ingredientes mais neutros como queijos e peixes.

Sem exagero o espinafre cru pode ser comido. Mas espinafre contém ácido oxálico, um anti-nutriente**. O ácido oxálico interfere na absorção de minerais, principalmente cálcio e magnésio.

O espinafre, assim como outros vegetais, pode ser aproveitado em sua integralidade. As pessoas, por não saberem utilizar ou por falta de hábito, acabam descartando os talos, mas eles são tão nutritivos ou mais do que as folhas. São ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes como os polifenoides.

O espinafre contém mais de uma dúzia de compostos flavonoides que trabalham juntos como antioxidantes para nocautear as células cancerígenas. Estes flavonoides neutralizam os radicais livres no corpo e ajudam a prevenir o câncer de ovário, mama, próstata e cólon.

O espinafre é fonte de cálcio e ferro
Ela atua contra a queda do cabelo, o envelhecimento, ajuda na manutenção da pele e até mesmo na melhoria da qualidade da nossa visão.

Espinafre, por exemplo, é uma das opções mais indicadas, pois é rico em magnésio, cálcio e potássio. Ajuda na diminuição da pressão arterial, suas fibras contribuem para a redução do açúcar no sangue. Os grãos são grandes aliados ao controle do índice glicêmico.

A boa notícia é que quando o espinafre é cozido, o ácido oxálico deixa de ser um perigo e você consegue aproveitar todos os benefícios do vegetal. Nossa dica é: alterne entre o consumo do espinafre cru e do espinafre cozido para garantir a sua segurança.

O suco de espinafre é aquela receitinha de ouro para você que quer manter a imunidade em dia! A bebida é considerada uma ótima opção para dar uma boa revitalizada no organismo e é facilmente incluída no café da manhã ou no lanche da tarde. Muito refrescante, pode confiar!