Pode comer cuscuz quando está com diarreia?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Não existe contraindicação ao uso de cuscuz de milho em caso de diarréia. O importante é que você observe a interferência do consumo de cuscuz de milho na característica das suas fezes.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Diminuir a quantidade de alimentos constipantes: farinhas refinadas presentes no macarrão, pão branco, arroz branco, biscoitos refinados, bolachas, bem como batata, mandioca, tapioca, batata doce, mandioquinha, cuscuz, além de alimentos industrializados em geral (ultraprocessados).

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista. Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces.

Farinha branca
A farinha de trigo, durante o seu refinamento, perde cerca de 80% das fibras, que são necessárias para uma boa digestão. Com isso, causam uma espécie de paralisia no intestino, gerando gases, flatulência e constipação intestinal.

O cuscuz tem menos calorias do que o arroz integral e um pouco mais de proteínas. Entretanto, o arroz integral oferece mais vitaminas e minerais essenciais, tornando-o nutricionalmente superior ao cuscuz.

Frutas (maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado); Carnes magras assadas, grelhadas ou cozidas (frango e peixe sem pele);

Alimentos industrializados, fast foods, ultraprocessados e embutidos geralmente passam por um processo que retira grande parte de seus nutrientes, incluindo as fibras. O consumo desses alimentos pode piorar o quadro de constipação intestinal.

Portanto, se você está diminuindo o consumo de carboidratos, o cuscuz pode ser uma melhor opção para você. Agora, caso sua alimentação tenha maior ingestão de carboidratos, a tapioca se torna uma excelente aliada.

Principais benefícios do cuscuz
Por ser um alimento rico em carboidratos, o cuscuz fornece energia para as células do músculo, aumentando a disposição durante os treinos e promovendo o ganho de massa muscular. Veja outros alimentos que promovem o ganho de massa muscular.

Os tipos de amido mais utilizados nessa terapia têm sido de milho e de arroz. No tratamento da diarreia aguda, a substituição de SRO com glicose por solução com alto teor de amilase de amido de milho reduziu a duração da diarreia em 55% e reduziu significativamente o peso fecal após 12h.

suco de maçã

Maçã e pêra também são indicadas, principalmente em forma de suco. O suco de maçã em caixinha, sem açúcar e conservante, também é indicado. As verduras são importantes para o combate à diarreia, de acordo com Karin. Ela destaca a hortelã, em forma de chá ou de suco.

A diarreia pode ser dividida em: Aguda - que dura 14 dias; Persistente - por mais de 14 dias; Crônica - que dura mais de 4 semanas¹.

O ovo pode contribuir para a piora da diarreia por que é um alimento que fermenta durante a digestão, e como o organismo está debilitado com a diarreia, especialmente o intestino, ele não estará produzindo as enzimas para digerir os alimentos com a mesma eficiência, por isso também é indicado evitar leite e derivados, ...

Já em caso de diarreia, podem-se comer torradas, biscoitos de água e sal, purê de batata, arroz bem cozido e frango ou carne moída sem gordura – sem contar os líquidos.

CHÁ DE HORTELÃ-PIMENTA
A bebida também tem efeitos de melhorar problemas intestinais em indivíduos com o intestino irritado, reduzindo assim o desconforto abdominal.