Pode comer chuchu cru?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Com sabor leve, o chuchu pode ser consumido cru, em saladas, ou cozido, em preparações como suflês, ensopados e cremes.

É um alimento saudável: de acordo com a profissional, o chuchu é um alimento muito saudável, que pode ser consumido tanto cru quanto cozido. Ela recomenda “na forma crua, pois as vitaminas e minerais são melhor absorvidos pelo organismo”.

Com poucas quantidades de calorias e também pela presença dos agentes antioxidantes, o consumo de chuchu também é responsável pela limpeza e desintoxicação do organismo, ajudando a desinchar o corpo e na perda natural de gorduras localizadas.

Porque chuchu dá sono? No entanto, consumir essa fruta (frequentemente confundida com um legume) pode trazer benefícios para o sono, ainda que de maneira indireta. Isso porque o chuchu é rico em vitaminas e nutrientes que, quando em falta, podem levar a um quadro de insônia ou de dificuldade para dormir.

Suco de chuchu com limão é duirético
O alimento é um diurético natural que ajuda a diminuir o inchaço e a retenção de líquidos.

Originária da América Central, o chuchu é conhecido por ser um forte aliado no combate à hipertensão, por conter minerais como sódio e potássio, que regulam a pressão arterial, além de ser fonte de fibras, ter propriedades diuréticas e trazer poucas calorias, apenas 19 kcal em cada 100 gramas do produto.

De uma maneira geral, quanto maior e maduro estiver o chuchu, mais rija se torna a casca, e por isso, nesses casos o melhor é mesmo descascá-lo. Além disso, se for muito grande ou se estiver muito maduro, o chuchu tende a ficar com a polpa mais fibrosa.

Modo de preparo

  1. Lave bem o chuchu e descasque a fruta;
  2. Corte em pedaços médios;
  3. Acrescente no liquidificador os pedaços de chuchu, o suco do limão e a água;
  4. Bata todos os ingredientes até formar um líquido homogêneo;
  5. Beba em seguida.

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

O limão contém potássio, um mineral que tem ação contrária à do sódio sobre a pressão arterial: enquanto o sódio faz com que ela aumente, o potássio provoca uma diminuição. Dessa forma, o consumo do limão ajuda a manter a pressão dentro de uma faixa saudável, evitando crises hipertensivas.

Como o legume possui uma boa concentração de potássio, o suco de chuchu pode ser aliado no controle da pressão arterial.

Há malefícios do chuchu para a saúde? O único efeito colateral ocorre durante o processo de descascamento, quando o chuchu exala um líquido semelhante ao látex que pode causar formigamento em caso de contato com a pele. No entanto, para isso a quantidade precisa ser grande e o efeito é rápido.

04 - Dá brilho e volume aos cabelos: Quem pensa em ter uma aparência sempre bonita e jovial, os componentes do chuchu também são muito utilizados para a hidratação dos cabelos, deixando-os mais fortes, brilhosos e volumosos.

Previne a diabetes
Pouco calórico e nada gorduroso, acredita-se que o chuchu ajude na prevenção de diabetes. Da mesma forma, seu índice glicêmico é baixo, e sua riqueza de fibras também ajuda a manter o nível de açúcar no sangue controlado.

"Adicionar folhas verdes escuras como espinafre e couve ao jantar pode ser uma grande vantagem, pois elas contêm magnésio e potássio. Esses nutrientes que podem contribuir positivamente com o sono", explica a especialista. Por isso, que tal conhecer alimentos que podem te ajudar a ter uma noite de sono melhor?

O chuchu se destaca por ser uma fonte de potássio; vitaminas A, B e C; e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. De fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias, o chuchu é uma boa alternativa para quem quer emagrecer. Além disso, sua composição com potássio ajuda a controlar o alto nível de pressão arterial.

Se preciso, adicione mais água para ajudar a liquidificar. Em seguida, acrescente o sumo do limão, o restante da água e misture com uma colher. Beba logo em seguida. O recomendado é tomar a água de chuchu e limão no máximo duas vezes por dia.

Um crescente corpo de pesquisas científicas mostra que o suco de laranja 100% e suas vitaminas e minerais podem desempenhar um papel benéfico na redução da pressão arterial e outros fatores de risco para doenças.