Pode comer chocolate quando está com pontos?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O chocolate contém flavonoides, assim como chás, vinhos tintos e outros alimentos. Os flavonoides são anti-inflamatórios e anti-hemorrágicos, auxiliam o organismo na recuperação pós-operatória. Além disso, eles são antioxidantes e antialérgicos, mais dois bons motivos que comprovam que pode comer chocolate com pontos.

Uma opção é comer em pequena quantidade o chocolate amargo, mas também é possível substituí-lo por outras opções, como as frutas vermelhas. A seguir conheça alguns alimentos que podem ser adicionados à dieta durante o período pós-operatório para melhorar a cicatrização.

O recomendado é evitar comer gorduras, frituras e doces (chocolate) por pelo menos 30 dias após a cirurgia.

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

- Carne de porco: Ela também inflama a cútis, o que pode elevar além da conta a produção de colágeno e gerar uma supercicatrização – o queloide. - Soja: As isoflavonas da leguminosa estimulam a liberação de substâncias do corpo que rendem mais e mais inflamação na ferida.

Pode comer ovo. Cuide muito bem da higiene na região da cicatriz. Deixe limpo e seco.

Não aconselho. É bom manter uma dieta mais líquida - pastosa e com temperatura mais amena , durante , no mínimo , 5 dias.

Vitamina A: possui ação antioxidante, estimula a produção de colágeno e auxilia na regeneração da pele. Fontes alimentares: fígado, gema de ovo, óleos vegetais, cenoura, espinafre, manga e mamão. Vitamina C: possui efeito antioxidante, estimula novos tecidos da pele e a produção de colágeno.

Durante a cicatrização é importante tomar alguns cuidados para que a cicatrização fique da mesma cor da pele, como evitar a luz solar e usar protetor a todo momento. Além disso, é importante garantir que a cicatrização esteja ocorrendo da melhor forma possível, sem interferências e infecções.

Os alimentos remosos são aqueles que têm a capacidade de provocar ações inflamatórias, causando danos ao organismo. Em outras palavras, são alimentos que facilitam o surgimento de inflamações e podem agravar algum processo inflamatório existente.

O que comer depois uma cirurgia:
*Alimentos apropriados que são ricos em proteínas com pouca gordura são frango sem pele, carnes magras, peixe, ovos inteiros ou gemas de ovo, vegetais ou iogurte.

Para auxiliar numa boa cicatrização, a recomendação é ingerir mais carnes, cereais, fígado e derivados de leite, que são ricos em zinco.

A maioria dos especialistas recomenda limitar o consumo de chocolate a cerca de 30 gramas por dia. Essa quantidade equivale a aproximadamente dois quadradinhos de uma barra de chocolate padrão. - É importante lembrar que a qualidade e o teor de cacau do chocolate também influenciam na quantidade ideal.

Manter os pontos limpos e secos é uma medida efetiva para evitar infecção. Lave a ferida delicadamente com água e sabão ou, se não for tomar banho, use soro fisiológico, sabão e uma gaze para fazer a limpeza. Depois de limpa, seque bem a região - com cuidado -, pois umidade dificulta a cicatrização.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Alimentos industrializados
Isso ocorre devido à gordura trans que inflama as artérias. Além disso, as altas quantidades de sódio, açúcar, conservante e corante dificultam o processo de cicatrização. Entre eles, estão os salgadinhos, sorvete, macarrão instantâneo, biscoitos, refrigerantes e congelados.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

Quais são os sintomas do rompimento de pontos internos? O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam.

Como detectar uma inflamação?

  • vermelhidão ao redor dos pontos;
  • inchaço;
  • sensação de que o local está mais quente;
  • dor;
  • por vezes, febre alta;
  • odor ruim no local.