Pode comer chocolate 70 todo dia?

Perguntado por: drocha5 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Chocolates amargos, acima de 70%, por exemplo, podem ser ingeridos diariamente em quantidades moderadas (até 20g). Por outro lado, chocolates ao leite e branco têm mais gordura e açúcar e, por isso, devem ser consumidos com uma frequência menor.

Mas um conjunto cada vez maior de evidências científicas sugere que consumir uma pequena quantidade de chocolate amargo todos os dias pode não só satisfazer aquela vontade por um docinho no meio da tarde, como melhorar a saúde cardiovascular, reduzir a pressão arterial, os níveis de colesterol ruim (LDL) e até mesmo ...

Chocolates como o 70% cacau mendoá, por exemplo, não possui leite, açúcar, glúten e gorduras ruins na lista de ingredientes, contribuindo também para a melhor circulação sanguínea, aceleração do metabolismo e aumento do colesterol bom (conhecido como HDL).

Você sabia que tem um horário ideal para comer o chocolate sem culpa? “Seria após a principal refeição, no caso o almoço, porque teriam outros alimentos a serem absorvidos, como carboidratos, proteínas e até mesmo gordura.

Além de ser rico em antioxidantes, o chocolate amargo também possui calorias e gorduras, por isso, para ter os benefícios do chocolate para a saúde o chocolate deve, de preferencia, ser consumido após uma refeição como café da manhã ou almoço, devendo-se evitar seu consumo nas outras horas do dia.

O consumo regular do cacau pode trazer vários benefícios para a saúde, ajudando a melhorar o humor, a circulação sanguínea, regular os níveis de açúcar no sangue e proteger a saúde do coração, já que possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

Afinal, o chocolate faz mal para o fígado? Rico em polifenóis, o consumo de chocolate amargo 85% cacau está sendo recomendado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH). Ou seja, ele não causa danos, ao contrário, comer chocolate traz benefícios para o órgão.

JAVA CHOCOLATES - Chocolate 70% Cacau + Damasco e Amêndoas. CALLEBAUT - Chocolate Callebaut Dark Callets 70. GAROTO - Chocolate Talento Dark Nibs & Cacau.

Valor energético 138 kcal = 580 kJ (7%VD*); Carboidratos 6,9g (2%VD*); Proteínas 2,5g (3%VD*); Gorduras totais 11g (20%VD*); Gorduras saturadas 6,8g (31%VD*); Fibra alimentar 3,5g (14%VD*); Sódio 10mg (0%VD*).

O chocolate mais saudável é o chocolate preto, também conhecido como chocolate amargo. As tabletes de chocolate preto que contêm mais de 85% de cacau têm grandes benefícios para o organismo.

“Ou seja, o chocolate quando consumido em doses moderadas, longe do horário de dormir, pode ajudar no bom humor, estresse e qualidade do sono. Mas se consumido em excesso e perto da hora de dormir, pode prejudicar uma boa noite de sono”, explica a doutora Dra. Lissa Horiguchi, nutróloga, e médica parceira do The Men's.

Por conter grandes quantidades de açúcar e gordura em sua composição, ele possui alto índice glicêmico e pode trazer malefícios à saúde quando consumido em excesso, como diabetes e aumento de colesterol, e à pele, como aumento de acne e da inflamação.

Mas o excesso pode trazer dor de cabeça. “Se comer muito chocolate os efeitos colaterais podem ser imediatos ou tardios. Os imediatos são diarreia, azia, agitação e insônia. Os efeitos colaterais tardios são o aumento de peso e formação de cálculos renais em pessoas susceptíveis”, orienta o nutrólogo.

A melhor opção são os chocolates amargos, principalmente os que contêm 70% ou 80% de cacau. “O indicado é que a pessoa com diabetes consuma pequenas porções, no máximo 30 gramas, o que equivale a dois quadradinhos de uma barra de chocolate.

É importante consumir o chocolate algum tempo antes de ir se deitar. Para conseguir os benefícios do chocolate, o recomendado é que você consuma até 25 gramas por dia, ou pelo menos 1 vez na semana. E, com isso, dar preferência sempre aos chocolates com concentração de cacau acima de 70%.

Uma pergunta bem comum na rotina do consultório é se é possível incluir essa delícia na dieta. A boa notícia é que, dá, sim, para comer chocolate e continuar emagrecendo. A mudança dos hábitos alimentares não pode ter como fim privar o indivíduo de consumir alimentos que goste.

Quantas barras de chocolate uma pessoa pode comer por dia? Não há consenso por parte de especialistas sobre a quantidade saudável de consumo diário. No entanto, comer entre 30 e 40 g de barras de chocolate por dia é uma maneira de consumir o doce moderadamente.

O chocolate amargo é fonte de magnésio, cobre, ferro e manganês. Potássio, zinco e selênio também estão presentes, além de propriedades antioxidantes, que ajudam a acelerar o metabolismo e diminuir a resistência à insulina.