Pode comer cenoura e beterraba todos os dias?

Perguntado por: dpacheco . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

A cenoura e a beterraba são legumes que possuem uma maior quantidade de carboidratos. Mas isso não impossibilita o seu consumo junto, assim como o arroz e a batata (dois amidos) em uma mesma refeição. O que contribui para o aumento do peso é o excesso. Se forem consumidos moderadamente, não existem problemas.

Por conta do seu poder antioxidante, consumir cenoura regularmente ajuda a evitar o estresse oxidativo, que enfraquece a sinalização nervosa e reduz a função cognitiva. Ou seja, a cenoura pode ajudar a melhorar essa função e reduzir o risco de problemas de memória e demência ligados à idade.

Apesar de não existir uma quantidade específica indicada de cenoura por dia, a recomendação mínima diária de legumes é de 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 e 240 g de cenoura.

A cenoura e a beterraba são legumes que possuem uma maior quantidade de carboidratos. Mas isso não impossibilita o seu consumo junto, assim como o arroz e a batata (dois amidos) em uma mesma refeição. O que contribui para o aumento do peso é o excesso. Se forem consumidos moderadamente, não existem problemas.

“Mas, no geral, o consumo ideal seria em torno de 100g da beterraba crua ao dia (o equivalente a 1 xícara de chá), o que representa em torno de 30 kcal e mais de 3g de fibra alimentar”, conta Georgia. Ultrapassar essa quantidade diariamente pode levar a alguns problemas, como urina e fezes com cor mais escura.

Isso porque a beterraba contém Oxalato, uma substância que podem contribuir para a formação de pedras nos rins, tendo também ação anti-nutricional podendo interferir na absorção de alguns micronutrientes", destaca o nutrólogo Lucas Penchel.

Para efeito de comparação, 100 gramas de carne têm, em média, 3 gramas de ferro. Já 100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro.

Cenouras em dietas e a perda de peso
A cenoura é um alimento de baixa caloria. Por isso, seu consumo tende a ser benéfico para quem quer perder peso, contribuindo para o não acúmulo das gorduras indesejadas no organismo.

Quando o consumo de carotenoides é considerado normal, o organismo elimina estes pigmentos de forma natural. Mas quando o consumo ultrapassa o valor de referência de 30 miligramas por dia, pode levar a uma alteração da coloração da pele que se chama carotenemia.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades.

A beterraba pode ser consumida na forma crua ou cozida, em saladas, sucos, patês, sopas e bolos, sendo recomendado priorizar a forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando cozido em temperaturas elevadas.

"A beterraba é fonte riquíssima de ferro, então funciona muito bem para pessoas com anemias específicas da falta desse nutriente. O que também caracteriza a beterraba é ser muito antioxidante, que ajuda na prevenção do envelhecimento precoce e ainda combate diversas doenças.

Quais são os benefícios do ovo?

  • Contribui para aumentar a massa muscular. ...
  • Ajuda a memória e concentração. ...
  • Auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o sistema imunológico. ...
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. ...
  • Combate a anemia. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

Como assim, beterraba engrossa o sangue ou não? Bem, segundo a matéria os nitratos presentes neste vegetal ajudam no bombeamento de sangue nas veias. Isso porque, essa substância faz com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem.

Além disso, as folhas e talos da beterraba são ricos em fibras, vitamina K, C e carotenoides, o que faz com que ela seja antioxidante. Já os raminhos da cenoura são ricos em fibras, ferro, zinco, magnésio, proteínas e vitaminas C e K. Consumi-los ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

A beterraba* possui ácido oxálico ou oxalato, um fator antinutricional, que reduz a biodisponibilidade de nutrientes, especialmente micronutrientes como o ferro (presente no feijão) e o cálcio.

A beterraba pode alterar a cor da urina também, mas é temporário e, quando o consumo é maior. Toda urina com suspeita de hematúria, ou sangue, deve ser investigada.

A cenoura é uma raiz que traz benefícios para a saúde como prevenir o envelhecimento, câncer, proteger a visão e manter o bronzeado. Conhecida por conter uma grande quantidade de vitamina A, a cenoura é considerada um ótimo alimento funcional e proporciona diversos benefícios para a saúde.

Não existe nenhuma evidência científica de que somente a beterraba pode reduzir o colesterol. O melhor é evitar gorduras e frituras.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.