Pode comer catupiry no resguardo?

Perguntado por: ljesus . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os alimentos que devem ser evitados na amamentação pela mãe que amamenta são alimentos como frituras, embutidos, queijos gordos, refrigerantes, bolos ou biscoitos, por exemplo, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.

Como a listeriose e a salmonela não passam para o seu bebê através do leite materno, não há nenhuma razão para evitar queijos crus, que são desaconselhados durante a gravidez, a menos que seja especificamente indicado pelo seu médico.

De 4 a 6 horas após a cesária ela já começa a ingerir alimentos mais leves, como sopa. Depois, durante os dias de resguardo, não há restrições alimentares além dos produtos industrializados. Às vezes, não são recomendados frutos do mar pois há um maior risco de alergia.

No entanto, ninguém correrá risco de vida caso a mãe resolva tirar um dia para comer um hambúrguer ou qualquer comida com alto teor de gordura. Desde que isso não vire rotina, estará tudo bem. Hambúrguer pode fazer parte do cardápio, desde que seja consumido mensalmente.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

As características da loquiação variam ao longo do tempo: cor de sangue nos primeiros 2 a 4 dias; mais rosadas à medida que a perda vai diminuindo; esbranquiçadas ou amareladas após 10 dias.

Qual o perigo de quebrar o resguardo? A orientação dos ginecologistas é evitar relações sexuais por cerca de 40 dias, independente do tipo de parto. Esse resguardo é importante para que o corpo e os órgãos genitais femininos se recuperem da gestação e do parto.

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

O consumo de alimentos ultraprocessados como salgadinhos, biscoitos recheados e fast food são contraindicados nessa fase. Isso porque eles são ricos em conservantes químicos, gorduras trans, sódio e açúcar, que dificultam os processos de cicatrização e que favorecem o ganho de peso.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê. Nessa fase, as taxas hormonais sofrem consideráveis quedas e os órgãos restituem suas características de não-gravidez.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

Por exemplo, quem amamenta pode comer bolo de chocolate e o chocolate branco também, mas isso deve ser consumido em quantidade controlada, assim como outros alimentos. Em paralelo, as comidas que possuem sabor muito forte, como alho, cebola e alguns condimentos, devem ser evitados ou consumidos esporadicamente.

Oleaginosas
Além de conter “gorduras saudáveis”, oleaginosas como amêndoas e castanha-de-caju são fontes de proteínas importantes para o metabolismo e para a produção de leite. Além disso, são uma opção de lanche fácil para quando você estiver sem tempo de preparar algo mais elaborado.

Introduza os alimentos de forma lenta e gradual, pois inicialmente devem complementar o leite materno e não substituí-lo. Ao completar 6 meses, a amamentação pode continuar sob livre demanda e os alimentos começam a ser oferecidos à criança três vezes ao dia: duas papas de frutas e uma salgada no almoço.

Evite alimentos remosos que atrapalham a cicatrização
A primeira dica para amenizar o período de puerpério é evitar alimentos remosos (como carnes muito gordurosas e frutos do mar), industrializados e frituras em excesso.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

"O açaí está em primeiro lugar das frutas mais energéticas e que ajudam realmente a mãe ter uma boa nutrição porque ele é rico em ferro, ácido fólico, vitaminas, minerais, fibras e principalmente gorduras boas. Então não só o açaí deve ser introduzido na alimentação, como também castanhas.

Evite ingerir fritura, chocolate, refrigerante e alimentos muito condimentados. Eles costumam produzir gases intestinais no seu filho, aumentando a cólica.

O Requeijão Tradicional Catupiry® conta com o sabor diferenciado do verdadeiro requeijão, possui a textura cremosa e é espalhável. É ideal para ser consumido no café da manhã e no lanche da tarde. Combina com sanduíches, torradas, pães e waffles. E deixa todas as suas refeições com sabor surpreendente.

Quem está a amamentar, deve consumir diariamente leite meio gordo ou gordo e/ou derivados, como iogurtes ou queijo.
...
Leite ou derivados

  • 2 a 3 chávenas de leite;
  • 2 a 3 iogurtes líquidos ou sólidos;
  • 4 a 6 fatias finas de queijo;
  • ½ queijo fresco;
  • 1 requeijão.