Pode comer carne sábado de Aleluia?

Perguntado por: tsantos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Não existe uma determinação sobre comer carne vermelha ou apenas consumir peixe para o Sábado de Aleluia. Orienta-se que em todas as sextas-feiras seja feito a abstinência de carne ou outro alimento. Por outro lado, é recomendado a realização jejum na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.

Para os católicos mais tradicionais, a Sexta-Feira Santa é um dia de abstinência de carne. A tradição de comer peixe nesse dia está ligada à ideia de praticar a caridade, já que, antigamente, a carne era um alimento mais caro. Entretanto, muitas pessoas não entendem o significado e a origem dessa tradição.

Não existe nenhuma contraindicação por parte da Igreja Católica sobre o consumo de carne no Sábado de Aleluia. No entanto, por ser um dia voltado para o silêncio, para a reflexão, os fiéis optam por fazer oração e jejum na data.

O Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo e Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

liberado no domingo? Sim, a tradição de não comer carne ocorre somente na sexta-feira da paixão, data que simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz.

E afinal, quando se pode voltar a comer carne? A abstinência de carne vermelha é encerrada no domingo de Páscoa. No entanto, o veto a carne é recomendado em todas as sextas do ano, independente da Semana Santa.

O que pode comer na Sexta-Feira Santa? A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.

Nos primeiros tempos dessa prática, era comum que as pessoas abstivessem-se nas quartas e nas sextas e, além da carne, as pessoas não consumiam laticínios e ovos também. A prática, no entanto, perdeu força, e a Igreja defende atualmente a abstenção apenas na sexta.

“Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição (Circ 73). No dia do silêncio: a comunidade cristã vela junto ao sepulcro.

O jejum é obrigatório nas recomendações católicas para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. Além disso, a igreja diz que a carne vermelha deve ser evitada em todas as sextas-feiras da Quaresma.

- Quem comia carne às sextas, mas não tinha pleno conhecimento, não cometeu pecado mortal; - Aqui no Brasil, CNBB permitiu que, em todas as sextas-feiras do ano, os fiéis comutem a abstinência de carne por outras práticas penitenciais ou exercícios piedosos.

O sábado de aleluia, ou sábado santo, é dia que antecede a ressureição de Jesus, após ter sido morto na sexta-feira santa. É o momento em que os fiéis se preparam para celebrar a vida de Cristo. O nome Sábado de Aleluia vem da tradição na Igreja Católica de não dizer “aleluia” na missa durante a Quaresma.

Caso a pessoa coma uma carne que não seja peixe na Sexta-feira Santa, a opinião dos padres varia. Alguns acreditam que é um pecado, enquanto outros não. No entanto, é importante lembrar que a abstinência de carne é uma norma que favorece a espiritualidade e não está nos 10 mandamentos.

Igreja evangélica – Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. Segundo o pastor Luiz Zogob, na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição.

Antigamente, nesta noite, os cristãos costumavam receber os sacramentos do batismo, da eucaristia e da crisma, todos de uma vez. Hoje, esse gesto é uma maneira de retomar essa tradição”, conta Martins.

Pode beber vinho? O vinho é a única bebida permitida na sexta-feira santa. Porém, é importante salientar que, para os cristãos mais conservadores, a embriaguez é tida como pecado. Ainda de acordo com os costumes da igreja, não é permitido a participação em qualquer festa ou balada antes da meia noite.

Tradições do Sábado de Aleluia
Durante a Vigília, é aceso o Círio Pascal, uma vela grande que traz os símbolos das letras gregas Alfa e Ômega, que representam a frase: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.

856 - Embora o batismo possa ser celebrado em qualquer dia, recomenda-se, porém, que ordinariamente seja celebrado no domingo ou, se for possível, na vigília da Páscoa. Cân.

PODE COMER FRANGO NA SEXTA-FEIRA SANTA? Devido ao costume seguido mencionado, frango também não deve ser consumido na Sexta-feira Santa. Para Igreja, o ideal é que o consumo seja de peixes. Entretanto, muitos cristãos seguem apenas a questão de abstenção de carne vermelha.

O que comer no almoço de Páscoa 2023? O prato mais tradicional no almoço de Páscoa é o bacalhau no estilo bem português de preparar: em postas, ao forno, regado a muito azeite, com ovos e azeitonas. Mas existem variações, como por exemplo, lasanha de bacalhau, escondidinho, entre outros.