Pode comer carne na véspera de Natal?

Perguntado por: oazambuja8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Afinal, tornou-se costume celebrar a ceia de Natal na noite do dia 24, quando as famílias se reúnem em torno da mesa de algum parente. O problema é que dia 24 será sexta-feira, ou seja, dia de abstinência de carne, segundo a lei geral da Igreja.

A carne vermelha de boi não faz parte de nenhuma tradição, nem positiva e nem negativa, então é mais uma opção de carne para sua ceia.

A resposta é não, e o motivo é bastante simples. De fato, a Igreja prescreve que todos os fiéis, a partir dos 14 anos completos, têm a obrigação de abster-se de carne todas as sextas-feiras do ano, salvo no caso de coincidirem com algum dia enumerado entre as solenidades.

No caso do Natal, o costume original era se abster de carne vermelha cerca de um mês antes do dia 25. Na véspera, no dia 24 de dezembro, ainda era pedido aos cristãos fizessem um jejum completo em preparação para a comemoração do aniversário de Cristo, segundo o calendário religioso.

O Natal é uma comemoração que, na tradição cristã, celebra o nascimento de Jesus Cristo, mas que, para muitas pessoas, tem a cada dia perdido seu significado religioso. Comemorado na virada de 24 para 25 de dezembro, o Natal tem suas origens históricas associadas a comemorações pagãs realizadas por diversos povos.

- Quem comia carne às sextas, mas não tinha pleno conhecimento, não cometeu pecado mortal; - Aqui no Brasil, CNBB permitiu que, em todas as sextas-feiras do ano, os fiéis comutem a abstinência de carne por outras práticas penitenciais ou exercícios piedosos.

Também em algumas áreas do mundo seria conveniente consumir menos carne: isso também pode contribuir para salvar o meio ambiente”, acrescentou o pontífice.

Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.

Pernil, peru, frango, chester, carne assada, lombo e peixe, normalmente bacalhau, só no prato principal. Acompanhamentos abundantes e pelo menos mais de duas opções de sobremesa também fazem parte do cardápio.

Abaixo apresentamos as mais procuradas para compor essa refeição tradicional de final de ano!

  • Peru. O Peru é provavelmente a carne mais popular do Natal. ...
  • Chester. ...
  • Tender. ...
  • Lombo suíno. ...
  • Filé mignon. ...
  • Bacalhau.

Sendo assim, a CNBB permitiu que, em todas as sextas-feiras do ano, os fieis comutem a abstinência de carne por outras práticas penitenciais ou exercícios piedosos: "A abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de penitência, caridade ou piedade, particularmente pela participação nesses ...

O Código de Direito Canônico (CIC) determina que se pratique a abstinência de carne em toda a Igreja, todas as sextas do ano e durante o tempo da Quaresma (CIC, 1250), ficando a critério de cada conferência episcopal definir a sua observância.

No Brasil o jejum e a abstinência de carne devem ser feitos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

Diversas pessoas comemoram o dia de diferentes maneiras, alguns organizam grupos de cantores para cantar músicas natalinas, fazem grandes refeições com comidas tradicionais de Natal, em algumas culturas os presentes são trocados e abertos na noite da véspera de Natal, além de muitas terem árvores de natal, tanto ...

Assim sendo, vários países não comemoram a data e outros trazem um significado diferente para o dia. Culturas como o islamismo, budismo, judaísmo, hinduísmo, taoísmo, xintoísmo são algumas das quais o significado do nascimento de Cristo não faz relação com o conhecido no cristianismo.

“Essa questão de ser meia noite é justamente por isso, para que seja a passagem do dia 24 para o dia 25, que é a data oficial, explica. Apesar de ser uma comemoração religiosa do nascimento do menino Jesus, o Natal, com o tempo, já ganhou muitos outros significados.

dia 25 de dezembro

Apesar da ceia ser realizada, geralmente, na noite do dia 24, o Natal é celebrado oficialmente no dia 25 de dezembro.