Pode comer carne de porco no período menstrual?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A carne de boi e de porco são ricas em ferro, o que pode beneficiar pessoas com fluxo intenso. Porém, elas são inflamatórias, causando um aumento das cólicas. Para a maioria desses alimentos, existem substitutos mais saudáveis.

Alimentos ricos em gordura
Portanto, durante esses dias, é melhor evitar alimentos como cortes gordos de carne, produtos de leite integral, salsichas e hambúrgueres.

Pode comer ovo menstruada? Sim, pode comer ovo menstruada! Ao longo do tempo, instaurou-se a crença de que o ovo poderia deixar a menstruação com mau cheiro. Essa ideia não tem nada a ver, afinal, o sangue menstrual não possui cheiro fétido, apenas um odor natural de ferro.

DIETA. Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

Segundo a dra. Rebeca Gerdhart, não existem alimentos específicos que aumentam o fluxo menstrual, assim como não há uma dieta indicada para quem deseja reduzir a quantidade de sangue na menstruação.

Apesar de ser comum, um dos motivos da carne de porco não ocupar o primeiro lugar no consumo se deve ao fato de que os porcos estão sujeitos a infecção e contaminação de parasitas como a Taenia solium, além de existir significativo risco de transmissão de outras doenças por conta de sua criação.

"A carne de porco deve sim ser considerada saudável e incluída na sua dieta. Ela contém mais creatina e aminoácidos essenciais (como leucina, lisina e valina, por exemplo) do que a carne vermelha e outros tipos de carnes.

Causas do fluxo menstrual aumentado
Essa condição pode aparecer por conta de histórico familiar e aumento do estrogênio, o hormônio que regula a ovulação, por exemplo. Ela não é grave e não tem chances de virar câncer, mas em alguns casos pode provocar muitas cólicas e um fluxo tão intenso que incomoda.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  • Nadar.
  • Usar calça jeans.
  • Fazer exercício físico.
  • Fazer sexo.
  • Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  • Lavar o cabelo.
  • Cozinhar.

Além do suco de cenoura, outra opção para enriquecer a dieta e ao mesmo tempo regular a menstruação é apostar no suco de uva. A recomendação se deve ao fato da fruta ser rica em nutrientes que ajudam a acertar o ciclo menstrual - como é o caso do cobre, do potássio, das fibras e das vitaminas A e C.

Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

Também não se deve pisar terra de cemitério durante a menstruação, sob risco de ficarmos possuídas pelas almas penadas que por lá habituam.

Pode cortar o cabelo menstruada? Sim. A menstruação não vai afetar em nada o seu corte de cabelo, nem estragar seus fios. Estando menstruada ou não, o corte ficar bom ou ruim vai depender única e exclusivamente da experiência do cabeleireiro escolhido.

Você pode perceber que o cheiro da sua menstruação é parecido com seu odor corporal. Isso ocorre porque você tem glândulas na área genital, conhecidas como glândulas sudoríparas apócrinas. Quando o suor apócrino se mistura com as bactérias presentes na pele, isso produz um cheiro semelhante ao odor corporal.

suco de laranja

Receita contra cólicas: suco de laranja, funcho e hortelã

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.