Pode comer carne de porco-do-mato?

Perguntado por: osalgado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

O consumo da carne dessa variedade selvagem de suíno, assim como o contato com a saliva e o sangue do animal, não são recomendáveis por causa da possibilidade de transmitir agentes causadores de doenças como brucelose, leptospirose, toxoplasmose, cisticercose e raiva para seres humanos.

Um estudo demonstrou que o consumo de carne de caça – de animais como roedores, antas, porcos selvagens, veados e aves –, muito comum entre os ribeirinhos da Amazônia, pode reduzir as taxas de anemia infantil por ser uma fonte alimentar rica em ferro.

PORQUE A CAÇA DE JAVALI É PERMITIDA? A única espécie animal cuja caça é permitida por lei no Brasil é a do javali, para a realização de controle populacional, com exceção para a caça de subsistência e científica.

O odor sexual é um defeito sensorial na carne suína, que tem odor / gosto de urina, suor ou fezes e que se deve principalmente à androstenona e escatol. A principal estratégia para reduzi-lo é a castração. A castração sem anestesia é questionada há alguns anos e isso tem levado a mudanças no tipo de animais produzidos.

Isso devido ao custo, que para o consumidor final, chega aí por volta de R$ 80 o quilo”, explica o Fábio Hosken, zootecnista.

Uma forma de distingui-los do javali (Sus scrofa scrofa), espécie exótica, invasora e agressiva, é que o javali possui rabo, caninos proeminentes e visíveis, além de ser maior. Ele é mais aparentado ao porco doméstico (Sus scrofa domesticus) que ao porco-do-mato silvestre.

O javali e o porco são da mesma espécie, a Sus scrofa. Essa espécie assume diferentes formas: nativa, doméstica, asselvajada e misci- genada. Popularmente, a forma doméstica da espécie é denominada de porco e a forma selva- gem, de javali.

Entre as doenças com maior impacto para os produtores está a peste suína africana, doença de suídeos – porcos e javalis, por ser extremamente contagiosa.

As carnes de caça grandes são algumas das mais apreciadas, incluindo animais como veado, javali, bisão e jacaré.

Funciona para fazer rosbife, como alternativa mais econômica ao filé mignon, já que é uma carne magra, com fibras longas, formato arredondado e bem definido. Também fica ótima quando assada em sal grosso.

A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.

Alimenta-se de raízes, bulbos, fungos, frutos, sementes, ovos de aves e de tartarugas, cadáveres, cobras, rãs, peixe e insetos, mas sua dieta é predominantemente vegetariana.

Seu principal predador natu- ral é o lobo-cinzento, não pre- sente no Brasil, o que o torna um animal exótico e sem predador natural, liberando a caça.

Seu principal predador natural é o lobo-cinzento, o qual caça em matilha separando o javali de seu grupo e cercando-o para atacar.