Pode comer carne congelada vencida?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Alimentos como carnes e peixes nunca devem ser consumidos depois da validade, pois podem causar sérios danos.

O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias. Entretanto, na prática, os especialistas não recomendam comer produtos vencidos.

Geralmente, nos rótulos dos produtos, é possível encontrar recomendações nesse sentido a exemplo das seguintes: carnes cozidas podem durar entre 3 e 4 dias quando guardadas na geladeira; carne moída e aves são boas para serem consumidas por 1 ou 2 dias na geladeira.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Não arrisque mais do que um dia depois da data. Quando a carne é processada ou picada, ela fica exposta a bactérias como a E. coli, que se proliferam rapidamente mesmo sob refrigeração. Se o produto parece seco ou com tom mofado, jogue fora.

Alimentos fora da validade que podem ser ingeridos

  • Barra de chocolate. Se a família resistir à tentação e acabar guardando o chocolate por algum tempo após o vencimento, ele ainda poderá ser consumido, mas o quem vai comer deve esperar uma variação em seu sabor original.
  • Café ...
  • Farinha. ...
  • Iogurte. ...
  • Macarrão e arroz.

12 meses

O ideal para congelar comida pronta é manter as marmitas sempre em pequenas quantidades em recipientes de vidros ou plásticos, pois mantêm mais a conservação do alimento, podendo permanecer congelados de de três a 12 meses.

Prazo de validade, data de vencimento ou consumo preferencial, resumidamente, mede a vida útil de um alimento. Em outras palavras, é uma data aproximada que indica o tempo que transcorre desde o preparo do alimento até sua deterioração, quando torna-se impróprio para consumo.

Ainda assim, há outras preocupações, como evitar o desperdício, e é bom saber que há alimentos que não se estragam, pelas suas características, têm validade quase infinita se conservados adequadamente.
...

  • Açúcar e sal. ...
  • Vinagre. ...
  • Arroz. ...
  • Feijões secos. ...
  • Bebidas espirituosas. ...
  • Café instantâneo.

nove meses

No caso das aves, o tempo é parecido. Frango pode ficar guardado no freezer por nove meses; o peru, por oito meses; codorna, seis meses; pato, quatro meses; e os miúdos devem ficar até apenas três meses.

O especialista ressalta inclusive que a carne congelada fica mais macia do que a carne fresca. O único problema do congelamento é a perda de suculência, pois o descongelamento libera mais líquido da carne.

De maneira geral, o processo de congelamento por si só não escurece a carne, a não ser que a superfície fique exposta. Nesse caso acontece a queima pelo frio, onde essa parte exposta fica ressecada e concentra os pigmentos vermelhos, ficando mais escura.

O ato de congelar e descongelar a carne crua pode alterar muito o sabor da carne, além de que esses alimentos estragam muito mais rápido em temperatura ambiente.

produto inadequado ao fim a que se destina. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, quando você compra um produto impróprio para o consumo, seja com prazo de validade vencido, avariado, ou qualquer outro defeito, o lojista ou o fornecedor tem o prazo de 30 para trocar ou consertar esse produto.