Pode comer cacto mandacaru?

Perguntado por: tmartins6 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

De origem brasileira, o cacto também é conhecido como cardeiro ou jamacaru. Os frutos e a flor são alimentos para aves e abelhas, e a polpa serve para o consumo humano em ensopados, massas e bolos.

Além das espécies cactáceas mais convencionais, é possível preparar receitas deliciosas com xique-xique, facheiro, coroa de frade, palma e mandacaru, por exemplo. Na maioria dos casos, tanto os frutos como partes do caule, chamadas de raquetes, podem ser consumidas.

jamacaru é principalmente utilizada como antibiótico, diurético, analgésico e anti-inflamatório, além de tratar problemas intestinais, tosses, afecções cardíacas e nervosas, dor de dente, curar alguns tipos de úlceras e atuar no controle de diabetes e colesterol.

5 cactos comestíveis para conhecer e incluir no cardápio!

  • Castelo de fada (Acanthocereus tetragonus)
  • Facheiro (Pilosocereus pachycladus)
  • Mandacaru (Cereus jamacaru)
  • Palma (Opuntia cochenillifera)
  • Xiquexique (Pilosocereus gounellei)

De acordo com Henrique, “não há diferença entre cactos e o mandacaru, pois a planta é, na verdade, uma espécie de cactácea”. No Brasil, o mandacaru é muito comum em regiões da Caatinga e do Sertão, por isso ele é muitas vezes confundido com outros cactos e plantas.

Pitaia (pitaya em PE) é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas de regiões da América do Sul e também cultivadas em Israel e na China .

A planta possui propriedades que auxiliam na redução do peso e diminuem os níveis de açúcar no sangue e possuem propriedades anti inflamatórias. Cactus possuem fitoquímicos vitais, fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais que podem ajudar na saúde de diversas formas.

Pitaia ou Pitaya (Português Europeu) é um cacto, pertence a família Cactaceae, nativa do México, América Central e da América do Sul, perene e muito ornamental. Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de “cactos” epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina.

Primeiramente, vale entender que existem diversos tipos de cactos comestíveis, mas alguns são tóxicos e não devem ser consumidos. A chef de cozinha cita o cacto candelabro. Tal espécie conta com um látex leitoso extremamente venenoso e que pode causar forte irritação.

Os frutos com casca espessa de cor avermelhada e comestível com sabor acidulado. Para comer a polpa branca com sabor delicado de pitaya com um leve toque de maçã e uma acidez muito agradável, é só cortar no meio retirar a polpa gelatinosa, refrescante e saborosa com ajuda de uma colher.

O MANDACARU é uma planta tipicamente da CAATINGA, e apresenta grande adaptação ao clima árido. É uma planta nativa, porém é mais comum encontra-la com espinhos. Em prolongadas secas, o Mandacaru serve de alimento para os rebanhos, sendo necessário “queimar” os espinhos antes de fornecer aos animais.

NOMENCLATURA e significado: Mandacarú do tupi “Arvore ou fruta de espinheiro que se come”. Também chamado de Tuna, Cacto candelabro, Jamacaru e Pytaia arbórea.

Entre todos os tipos de cactos, há um que dá um fruto chamado nopal. O cacto Opuntia possui o fruto, também conhecido como pera, que é utilizado na culinária mexicana, principalmente para fazer molhos e sobremesas.

Suas raízes são responsáveis pela captação de água no lençol freático. O caule ou tronco colunar serve de eixo de sustentação e sua parte central, o miolo, contém vasos condutores da água e outras substâncias vitais à planta.

Quanto ao gosto, quem comeu diz que lembra quiabo (e tem inclusive baba). Parece bom.

A Palma (Nopalea cochenillifera (L.) Salm-Dyck) é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) e trata-se de uma cactácea de até 4 metros de altura. Suas “raquetes” (veja a foto no post) são utilizadas como hortaliça em regiões semiáridas do Brasil e é tradicionalmente consumida no México.

O mandacaru é um cacto de grande porte, que pode chegar a medir até 10 metros de altura. Ele possui uma flor branca muito bonita e frutos comestíveis, mas é conhecido mesmo pelas suas espinhas, que são muito afiadas e podem causar ferimentos graves.

Com o quase desaparecimento da palma forrageira, os bichos procuram outro tipo de vegetação para vencer a fome. O mandacaru (Cereus jamacaru) acaba sendo uma grande opção. Para utilizá-lo, entretanto, é preciso retirar os espinhos.