Pode comer beterraba todos os dias?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Não é todo mundo que pode consumir a beterraba sem moderação devido a uma substância chamada oxalato que contribui para a piora no caso de pedras nos rins, ou seja, quem já apresenta problemas renais ou possui um histórico familiar de doenças renais, é ideal que evite ingerir esse legume.

A beterraba ainda contém vitaminas do complexo B, que protegem o sistema nervoso e são necessárias para prevenir a anemia. Essa hortaliça também é rica em cálcio e potássio, que são essenciais para a contração muscular, e em zinco, que estimula as defesas do organismo.

Principalmente para pessoas propensas a desenvolver ou tem pedras nos rins e em pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável. Pois contem: Oxalato, que podem contribuir para a formação de pedras nos rins, tendo também ação anti-nutricional podendo interferir na absorção de alguns micronutrientes.

A beterraba em excesso faz mal? Sim, como todo alimento em excesso faz mal. "Principalmente para pessoas propensas a desenvolver ou que já tenham pedras nos rins e em pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável.

Contraindicação da beterraba
Isso porque o vegetal contém uma substância chamada oxalato que, se consumida em excesso, pode piorar o quadro de pedras no rim, para quem já tem o problema.

Para efeito de comparação, 100 gramas de carne têm, em média, 3 gramas de ferro. Já 100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro.

A melhor forma de consumir a beterraba é crua, pois a betalaína é sensível ao calor e perde suas propriedades.

Como assim, beterraba engrossa o sangue ou não? Bem, segundo a matéria os nitratos presentes neste vegetal ajudam no bombeamento de sangue nas veias. Isso porque, essa substância faz com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem.

A principal doença na cultura da beterraba é a cercosporiose, causada por Cercospora beticola Sacc. É responsável pela destruição total do limbo foliar e, consequentemente, redução na produtividade. Sua ocorrência generalizada pode representar redução na produtividade de 15% a 45%.

A beterraba pode ser consumida cozida, assada ou mesmo crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas. "Para preservar os nutrientes, é indicado que o cozimento seja mais curto, com um menor tempo de contato com o calor", ensina a nutricionista. Além disso, é frequentemente usada como corante natural para massas e molhos.

Aprimora a circulação sanguínea e a pressão arterial. A beterraba é uma raiz vegetal rica em nitrato, que o corpo pode converter em óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda a liberar naturalmente os vasos sanguíneos e a melhorar o fluxo sanguíneo para os tecidos e órgãos.

A beterraba possui um pigmento natural chamado betacaroteno. Quando ele é transformado pelo nosso organismo em vitamina A, essa substância é capaz de auxiliar na formação de melanina, que blinda a pele contra a ação dos raios ultravioleta e estimula um bronzeamento saudável.

Benefícios para o cabelo: “por ser rica em vitamina A e C e em carotenoides, seu consumo ajuda no crescimento e na força capilar, evitando quebra e queda, além de auxiliar a manter o brilho e a boa espessura do cabelo”, explica Camille.

Pesquisas também mostraram que a beterraba pode ter um efeito na pressão arterial já dentro de algumas horas após a ingestão. Isso acontece porque o óxido nítrico provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue flua mais facilmente.

A beterraba pode alterar a cor da urina também, mas é temporário e, quando o consumo é maior. Toda urina com suspeita de hematúria, ou sangue, deve ser investigada.

A cenoura e a beterraba são legumes que possuem uma maior quantidade de carboidratos. Mas isso não impossibilita o seu consumo junto, assim como o arroz e a batata (dois amidos) em uma mesma refeição. O que contribui para o aumento do peso é o excesso. Se forem consumidos moderadamente, não existem problemas.

As beterrabas são compostas tanto pelas fibras solúveis quanto pelas fibras insolúveis. As fibras solúveis são conhecidas por absorver água enquanto passam pelo sistema digestivo, ajudando a diminuir a irritação do intestino e regularizando suas funções.

Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em torno de 7%, segundo um pequeno estudo publicado no periódico "Hypertension". Cientistas acreditam que o nitrato presente na beterraba amplia os vasos sanguíneos, ajudando o sangue a fluir mais facilmente.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.