Pode comer banana selvagem?

Perguntado por: rfernandes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Vale lembrar que as bananas com semente são chamadas de “bananas selvagens”, e deixam de ser indicadas para o consumo. Elas desenvolvem semente como resultado de stress ambiental, situação que muda vários pontos nutricionais na planta.

Uma banana selvagem que pode ser crucial para a proteção das plantações de banana comestível foi posta na lista de espécies ameaçadas de extinção. Ela só existe em Madagascar, na África, onde ficam os últimos cinco pés adultos da planta na natureza.

As espécies cultivadas diferem dos seus parentes selvagens por não possuírem sementes e serem partenocárpicas – a fruta cresce sem o desenvolvimento de sementes ou polinização e fertilização. Portanto, as bananas selvagens possuem um formato mais robusto, sementes grandes e duras.

A resposta é simples e direta: aqueles pontinhos pretos nas bananas, na verdade, são óvulos não fecundados da planta! Mas não se preocupe, eles não fazem mal algum para a nossa saúde e muito menos interferem no gosto da fruta! Por isso, não precisa se preocupar em retirá-los para o consumo.

A “Musa velutina” ou Banana-rosa - como é popularmente conhecida - pode ser encontrada em diversos pontos do jardim. A espécie tem origem na Ásia e pode atingir de 1,50 a 2 metros de altura. Seus frutos são comestíveis, servindo de alimento para aves e outros animais da região.

Banana. As bananas originais não eram comestíveis. Cheias de sementes duras, acredita-se que elas eram cozinhadas para servirem como alimento, ou não teria valido a pena cultivá-las. A versão moderna pode ter começado na região da Papua Nova Guiné, dez mil anos atrás.

Como as bananas se reproduzem por meio de clonagem, existe pouca variação genética entre seus diferentes tipos. Isso faz que toda a população da fruta se torne bastante frágil a grandes pragas, correndo o risco de ser dizimada de uma vez só.

Macaco que não pode comer a fruta fala que a mesma está podre.

Onde se encontra a banana azul? Atualmente, a Blue Java é muito cultivada no Havaí, Ilhas Fiji, Filipinas e em alguns países da América Latina – não há produção relevante no Brasil. Seu melhor cultivo é em ambientes quentes, onde elas precisam de 9 a 15 meses para florescer.

Apesar de ainda difícil de ser encontrada no Brasil, a Blue Java pode ser facilmente encontrada em alguns países das Américas Central e do Sul. A planta da Blue Java tem uma aparência de chamar a atenção, alcançando até seis metros de altura e com frutos maiores que os das bananeiras conhecidas no Brasil.

Pode parecer curioso, mas a banana Blue Java existe e causa curiosidade onde aparece. Afinal, ela é completamente diferente de tudo o que vemos em terras tupiniquins, mas muito comum no Havaí, na Oceania e até mesmo entre alguns vizinhos nossos das Américas Central e do Sul.

A banana que conhecemos foi completamente criada pelo homem, através de cruzamento e seleção, partindo de bananas selvagens forradas de sementes como essa de cima.

banana

Queridinha no mundo inteiro, a banana agrada todas as idades e tem uma excelente valor nutricional: riqueza de vitaminas, minerais e compostos bioativos e baixa caloria. Nanica, prata, maçã, ouro ou da-terra, não importa. No Brasil, a banana é a fruta mais consumida!

Foi a partir dessas bananas selvagens que o homem conseguiu produzir frutos sem sementes através de técnicas de melhoramento genético clássico, onde bananeiras de espécies diferentes eram cruzadas até culminar em um genótipo que conferiu a característica estéril, presente nas espécies que consumimos.

Muitas pessoas acreditam que os pontinhos pretos que existem no centro da banana são sementes. Entretanto, aquelas estruturas são óvulos não fecundados. A banana cultivada é um fruto partenocárpico, ou seja, que se desenvolve sem que haja fecundação e, portanto, não possui semente.

São fibras que promovem a saciedade, melhoram o intestino e ajudam até mesmo diminuir o índice glicêmico da fruta. Ou seja, não é preciso ter receio dos feixes de floema ou achar que esses fiapos vão causar algum mal à saúde, muito pelo contrário: eles simplesmente ajudam a banana a crescer e a ficar deliciosa.

Conclusão. Comer fruta oxidada não apresenta um risco para a saúde humana, em princípio. De todos os modos, são reduzidas as propriedades benéficas que fruta traz para a saúde. Por isso, é imprescindível aplicar bons métodos de conservação para atrasar este processo.

"Qual a melhor? Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.