Pode comer banana com tireoide?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Algumas pessoas tem dúvidas sobre quem tem tireoide pode comer banana. Esse questionamento piora quando ouvem que não. A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente!

5 alimentos que ajudam a regular a tireoide

  • 1.1 Sal iodado ou marinho.
  • 1.2 Castanha-do-pará
  • 1.3 Peixes e algas marinhas.
  • 1.4 Abacate e sementes de chia e linhaça.
  • 1.5 Leite e derivados.

Se costuma beber um copo de leite de vaca para tomar levotiroxina (LT4 – forma sintética da hormona tiroideia), um novo estudo alerta que o leite faz diminuir a capacidade do corpo em absorver esse medicamento.

As causas mais comuns de problemas pela tireoide alterada são geralmente de ordem congênita, resultado de medicamentos ou devido a transtornos autoimunes. No entanto, alguns hábitos nocivos podem prejudicar a produção equilibrada de hormônios, tornando a tireoide alterada.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.

Pois, deve evitar os bolos e doces com açúcares refinados. A ingestão de grandes quantidades de açúcar pode levar a um descontrolo na produção das hormonas da tiroide. Opte por incluir os frutos secos desta época, ricos em selénio com o benefício que referimos anteriormente.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Vegetais crucíferos
Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide.

O metimazol e a propiltiouracila são os medicamentos mais frequentemente usados para tratar o hipertireoidismo. Eles trabalham na diminuição da produção de hormônios tireoidianos da glândula. O carbimazol, o medicamento mais amplamente usado na Europa, é convertido em metimazol no organismo.

Synthroid Levotiroxina Sódica 88mcg 30 comprimidos.

Algumas medicações agem diminuindo a produção dele – e, consequentemente, a produção dos hormônios tireoideanos T3 e T4 – como os corticoides (prednisona, dexametasona, hidrocortisona, betametasona, entre outros), os agonistas da dopamina (como cabergolina, anfetaminas, bupropiona, etc) .

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Cafeína – Café, chá, refrigerante e chocolate, pois podem exacerbar os sintomas do hipertireoidismo e levar ao aumento da ansiedade, nervosismo, irritabilidade e batimentos cardíacos acelerados.

3. Batata doce: A batata doce é uma excelente fonte de carboidratos complexos, fibras e nutrientes. Ela pode ser uma escolha saudável para pessoas com hipertireoidismo, pois ajuda a fornecer energia sustentada e é uma opção nutritiva.

Sintomas de hipertireoidismo

  • Excesso de apetite;
  • Facilidade em perder peso;
  • Insônia;
  • Queda de cabelos;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Agitação, nervosismo e ansiedade;
  • Fraqueza muscular.
  • Aumento da frequência cardíaca (coração acelerado) e hipertensão arterial.

A tireoide interfere diretamente no corpo humano — questões como humor, memória, fertilidade, crescimento e desenvolvimento das crianças. Isso porque ela é responsável pela regulação do metabolismo, através da produção dos hormônios T3 e T4.

Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Coloque no prato:

  1. Sal iodado ou marinho. Como dito, o iodo é essencial para o funcionamento da tireoide e este nutriente pode ser facilmente obtido por meio da alimentação, fazendo uso do sal iodado. ...
  2. Peixes de água salgada, mariscos e algas. ...
  3. Castanhas. ...
  4. Soja. ...
  5. Vegetais crucíferos. ...
  6. Sal rosa. ...
  7. SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS.

Não há contra indicação em tomar café. O café é um forte aliado contra o hipotiroidismo, por ter minerais, ácido clorogênico e ser um ótimo antioxidante como também uma deliciosa bebida não calórica, desde que não seja adoçada.

Pessoas com problemas de hipertireoidismo, hipotireoidismo têm mais tendência a sofrer com a hipertensão. A Universidade Estadual da Florida nos Estados Unidos divulgou um estudo que apontou o consumo de melancia como um excelente aliado ao combate a hipertensão.

O iogurte certamente é um ótimo alimento para regular a tireoide, principalmente por que os laticínios ajudam a saciar as necessidades de iodo, necessário para o funcionamento da glândula. Além disso, os iogurtes são muito nutritivos e podem ser opção para café da manhã, lanche, pré e pós treinos.