Pode comer aveia todos os dias?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Como vimos acima, ingerir aveia todos os dias não só é seguro, como também pode trazer diversos benefícios para a saúde. Apesar de ser ligada ao café da manhã, o cereal nutritivo pode ser consumido em diversos momentos ao longo do dia, e de diferentes maneiras, como farelo, flocos ou farinha.

Se temos que selecionar um momento do dia para consumir aveia, talvez o mais acertado seja a hora do pequeno-almoço, quando o organismo está ávido de receber nutrientes, especialmente energia, para afrontar a actividade diária e ter uma melhor saúde.

A aveia contém antioxidantes que ajudam a diminuir a pressão arterial, por isso, contribui na prevenção de casos de infarto e outros problemas cardíacos. O cereal também auxilia na saúde digestiva e atua na redução dos índices de colesterol ruim, graças à presença de uma fibra chamada beta-glucana.

Porque provoca inchaço no estômago? Embora não seja usual em adultos saudáveis, a aveia pode dar origem a algum inchaço gástrico, embora este efeito possa ser causado simplesmente por uma mudança repentina na dieta, passando de comer pouca fibra para comer muita ave sem um estágio de transição.

Nesse contexto, uma boa opção é um mingau de aveia antes de dormir. Aveia é rica em proteínas, minerais e vitaminas, e a fibra presente tem duas funções: estimular durante o dia e aliviar a ansiedade durante a noite.

Os nutrientes aceleram o nosso metabolismo e previne o acúmulo de gorduras e toxinas. A aveia contém uma fibra que se chama beta-glucano que ajuda a reduzir o colesterol. Por conter o ácido linoléico e da fibra solúvel, ajuda a diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol.

Embora a aveia crua seja segura para consumo, recomenda-se embebê-la em água, suco, leite ou uma alternativa de leite não lácteo para evitar alguns efeitos colaterais indesejados. Comer aveia crua pode levá-la a acumular-se em seu estômago ou intestinos, resultando em indigestão ou constipação.

Qual o melhor tipo de aveia? Apesar de todas as formas da aveia serem saudáveis, Lívia indica o consumo do farelo de aveia em detrimento dos demais produtos. “Ele contém altas concentrações de betaglucana, uma fibra que tem a capacidade de absorver água e regular o intestino”, pontua.

O ideal é consumir cerca de 30 gramas por dia, e para isso não é preciso enfiar a colher em um pote de aveia e comer pura. Veja opções para incluir o cereal nas refeições e, aos poucos, usufruir de seus benefícios.

Listamos aqui algumas sugestões saudáveis de consumo:

  1. Aveia com frutas. ...
  2. Mingau de aveia. ...
  3. Acrescente aveia às receitas. ...
  4. Troque o trigo por farinha ou farelo de aveia. ...
  5. Monte um mix de cereais. ...
  6. Aveia com iogurte. ...
  7. Farofa com aveia. ...
  8. Sucos e vitaminas com aveia.

Um dos grandes benefícios em consumir aveia é porque o cereal é rico em um tipo específico de fibra: a beta-glucana, que diminui os níveis de colesterol no sangue, reduzindo também o risco de doenças cardiovasculares graves, como infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Contraindicações. O consumo de aveia é contraindicado para quem tem a doença celíaca, que é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada na aveia (por contaminação do trigo) e em outros alimentos, que provoca dificuldade no organismo de absorver os nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Porém, deve ter em conta que a aveia leva ao inchaço, cólicas e até flatulência quando é ingerido em excesso. Pode sentir acumulação de gases e dor abdominal causados por uma má digestão da aveia. Há ainda três tipo de pessoas que devem evitar ao máximo este cereal: os celíacos, os anémicos e os diabéticos.

Flocos finos: a diferença entre esta versão e a de flocos espessa é que inclui o processo de moagem, que deixa os flocos menores. A versão é mais calórica (2 colheres contêm 120 cal contra as 90 cal da aveia em flocos prensada), no entanto tem mais proteínas (4 g contra 3,7 g da aveia flocada).

Para a sobremesa, ou até mesmo durante a refeição, as frutas laxativas são uma excelente pedida para quem sofre de gases. A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal.