Pode comer atum na dieta?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Com moderação, o atum é uma fonte de proteína saudável e de baixa caloria. É rico em ácidos graxos ômega-3, que são nutrientes essenciais que ajudam o coração, cérebro e sistema imunológico.

Atum enlatado: água ou óleo? A versão em água tem apenas atum, água e sal, nas melhores marcas. De acordo com a nutricionista, essa é uma opção mais interessante, pois concentra maior quantidade de nutrientes do peixe, como o próprio ômega-3, e não tem óleo de soja adicionado.

Neste contexto há a destacar o atum e a sardinha, que vão ser os alimentos que vão estar frente-a-frente neste duelo. Analisando a tabela verifica-se que a sardinha tem um pouco menos de calorias, pois contém menos gordura. A quantidade de proteína é semelhante e o atum apresenta menos colesterol.

Os benefícios do atum são muitos, mas tome cuidado para não abusar no consumo do peixe: o atum, assim como vários outros peixes, possui mercúrio em seu organismo, que, em grandes quantidades, pode levar à intoxicação por mercúrio, uma doença que pode causar danos cerebrais e renais além de falha na circulação do corpo.

Devido ao conteúdo de mercúrio que pode conter o atum, se recomenda não mais de 3-4 latas de atum de 100 gramas por dia (300-400 gramas) (90-120 gramas de proteína).

Em termos de calorias por lata de atum, segundo o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, o atum fresco tem apenas 140 calorias e o atum enlatado com óleo tem 214 calorias.

Os alimentos mais indicados são: frango, atum, peito de peru e ovos, já que ajudam na recuperação e manutenção dos músculos. Alguns detalhes: Ovos: boa concentração de proteína.

Se você optar por comprar o atum ou sardinha em óleo, os metais pesados se acumularam no óleo, o qual deve ser descartado na hora do consumo! Então na hora de ir às compras, opte pelos em óleo e descarte o óleo na hora d consumir.

Vantagens da Dieta do Atum
A dieta é baseada na ingestão de atum, alimento rico em ácidos graxos poli-insaturados, que possui benefício cardiovascular, propriedades anti-inflamatórias, reduz o LDL (colesterol ruim) e os triglicérides, reduz a pressão arterial, entre outros benefícios para a saúde.

Atum enlatado faz mal? Conforme a nutricionista revela, quanto consumido adequadamente o atum garante benefícios variados. Para ela, o atum em lata não faz mal se consumido moderadamente.

Como observamos na tabela, ambos os alimentos são similares quanto a sua proporção de macronutrientes: O seu teor calórico é similar (pouco mais de 100kcal /100g). Apresentam um elevado teor de proteína (>20g / 100g de produto). Baixo teor de gordura (cerca de 1g / 100g de produto).

O atum conservado em óleo possui mais calorias, mais ômega 3 e vitamina D que o conservado em água. Portanto, prefira sempre o atum conservado em óleo mesmo que tenha um pouco mais de calorias e não se esqueça de escorrer bem o óleo antes do consumo!

O atum é ótimo para ser consumido a noite, antes de dormir! O peixe possui baixo teor de gordura. Ele pode ser uma alternativa proteica para quem não deseja comer carne vermelha.

Quanto escolher a versão sólida é porque o atum ralado é feito com as piores partes do peixe. Então, na hora de escolher o atum enlatado, prefira o atum sólido em azeite de oliva ou óleo e com baixa concentração de sódio.

O atum é um conhecido aliado das pessoas que procuram uma dieta de emagrecimento saudável. Saboroso e fácil de encontrar, o alimento é rico em ômega 3, substância mantenedora da saúde cardiovascular, e ferro, que melhora o sistema imunológico.

Estudos apontam que, em 60 gramas da mistura de sardinha e do óleo em conserva, a concentração do cálcio pode variar entre 100mg e 200mg, valores similares encontrados em um copo de leite. A sardinha também é rica em proteína e vitaminas, entre as quais, destaca-se a B12, que auxilia no funcionamento do cérebro.

O atum é uma ótima opção para substituir o frango. É um peixe rico em proteínas e tem baixa quantidade de gordura. Prefira o peixe fresco do que as opções enlatadas.

Atum, sardinha ou salmão? Embora os três peixes sejam ótimas fontes de proteína magra e ômega 3, o atum tende a conter altas concentrações de mercúrio, diz a especialista. Entre a sardinha e o salmão, o segundo leva vantagem em fornecer mais vitaminas do complexo B e D.