Pode comer acelga chinesa crua?

Perguntado por: spilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Suas folhas, crocantes e suculentas, podem ser comidas cruas e também funcionam bem para refogar e até assar. Tem sabor suave e, por isso, combina com temperos orientais e ingredientes intensos, como pimenta, gengibre, shoyu, amendoim e coentro.

O alimento é um importante aliado para combater anemias, pois é rico em ácido fólico, ferro e vitamina C. A vitamina ainda fortalece o sistema imunológico, concede resistência aos vasos sanguíneos e ajuda na absorção de nutrientes pelo organismo.

Seja na salada, no refogado ou no suco, a acelga é uma hortaliça versátil, rica em fibras e que pode ser consumida crua ou cozida.

Além disso, a acelga também é rica em vitamina K e, por isso, não é recomendada para pessoas que usam remédios anticoagulantes.

- Tem efeito anti – inflamatório: previne as inflamações por ser rica em vitamina C; - Regula a pressão arterial: pela presença do potássio isso ajuda a regular a pressão arterial; - Melhora a saúde óssea: ela possui cálcio, vitamina K e magnésio, que ajudam na manutenção de ossos fortes e saudáveis.

Não deixe que isso afaste você de uma boa salada de couve eventualmente, mas lembre-se de que, quando consumida crua regularmente e em excesso, ela pode provocar o inchaço da tireoide, geralmente chamado de bócio.

Quando consumida em excesso na forma crua, a couve pode atacar a tireoide. Tudo por causa de duas substâncias: a pró-goitrina, que diminui a liberação de hormônios pela tireoide, e o tiocianato, que atrapalha a absorção de iodo, mineral essencial para o bom funcionamento da glândula.

Ela pode ser consumida crua, cozida, em sucos. Após conhecer os benefícios da couve você certamente vai lembrar de incluí-la nas compras. Essa verdura da família Brassicaceae é rica em vitaminas, como a A, do complexo B, C e K, e sais minerais, como potássio, magnésio, cálcio e ferro.

Como consumir a acelga
Uma boa dica é utilizá-la em saladas, aproveitando suas folhas e talos. As folhas podem ser consumidas cruas, cozidas ou refogadas e as mesmas opções de preparos podem ser utilizadas para aproveitar o seu caule, evitando desperdício.

Branqueada: as folhas ficam macias o suficiente para serem moldadas em rolinhos ou trouxinhas. Recheie com carne, legumes ou frango e capriche no molho para dar sabor. Marinada: fica bem macia e absorve o sabor do molho. Cozida: fatiada ou cortada em quadrados, é uma ótima opção para colocar na sopa.

Essa hortaliça é suuuper apreciada na culinária oriental, em pratos que vão de sopas à salada de acelga. Com folhas verdinhas, esse vegetal tem um sabor bem marcante – que pode lembrar o amargor da beterraba ou o salgadinho do espinafre. Por aqui, é usada também em chás e recheios de tortas.

Algumas pesquisas confirmaram que alimentos como a acelga, que contém nitratos dietéticos diminuem a pressão arterial. Ainda, a presença de magnésio, cálcio e potássio reduzem a quantidade de sódio do corpo e dilatam as artérias. E isso é muito bom para a saúde vascular.

Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou limão. Uma ótima forma de tirar o amargo dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água + vinagre ou suco de limão. Basta encher uma bacia com água da torneira e adicionar um desses ingredientes (sempre em menor proporção que a água).

A acelga é rica em fibras, ferro, magnésio, potássio e água. É um excelente tônico para rejuvenescer as células do fígado e limpar o fígado gorduroso.