Pode comer acarajé?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Apesar dos benefícios nutritivos à saúde, a nutricionista alerta que, por se tratar de um alimento frito e com alto valor calórico, o acarajé deve ser consumido com moderação. “O azeite de dendê corresponde a cerca de 30% do valor nutricional do acarajé.

A palavra acarajé se origina da língua africana iorubá: akará = bola de fogo e jé = comer, sendo assim, “comer bola de fogo”. O significado vem da história de Xangô com sua esposa Iansã.

Um acarajé tem cerca de 400 calorias a cada 100g.

Além de ser transformada rapidamente em açúcar no sangue, a tapioca carrega outros problemas como a quantidade de farinha que se usa para fazer uma porção – e o recheio, é claro.

A base é de feijão!
“Os turistas geralmente não sabem e perguntam sim o modo de preparo e receita. Alguns até inventam alguns ingredientes (rs). Mas ensino o que rege a tradição e alguns se surpreendem com o fato de ser um bolo de feijão fradinho temperado com cebola e sal a gosto”, explica.

O acarajé é um prato versátil, que combina com diferentes recheios. Ele deve ser servido quente e pode ser acompanhado de camarão seco, caruru, salada, vatapá, vinagrete, patê picante, camarão fresco refogado, bacalhau e, claro, com pimenta.

Sagrado – O acarajé é uma comida ritual da orixá Iansã. O termo surgiu da junção de duas palavras: Akàrà, que significa “bola de fogo”, e “jé”, comer. Considerado uma comida sagrada pelas baianas, a receita não pode ser modificada e, originalmente, deveria ser preparada apenas pelas filhas de santo de Iansã.

Muito consumido na região nordeste, especialmente no estado da Bahia, o acarajé carrega uma história cultural muito forte e um sabor especial.

O acarajé é um bolinho característico do candomblé. Sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas, Oxum e Iansã. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás.

Tecnicamente não há interferência no efeito.

Além da AIRFRYER, você também pode aquecer no forno tradicional ou forno elétrico. Também não há necessidade de por os ACARAJÉS para descongelar antes de aquecê-los.

Uma porção de 100 g de acarajé apresenta, em média, 8 g de proteína, 12 g de gordura, 22 g de carboidrato e 228 calorias. Já o abará apresenta, em média, 6 g de proteína, 8 g de gordura, 18 g de proteína e 168 calorias, sendo considerados alimentos hipercalóricos.

O acarajé é um prato típico da Bahia feito com feijão fradinho e azeite de dendê. Para preparar o prato sem recheio é bem simples: você precisará do feijão, da cebola e do sal. O prato é produzido majoritariamente por mulheres, mães e filhas de santo.

Qual é o alimento que tem menos calorias? Entre os líquidos, o menos calórico é a água, com 0 kcal (quilocaloria), e, entre os sólidos, o título é do pepino, com 10 kcal a cada 100 gramas.

O pão possui alto índice glicêmico, ou seja, é rapidamente "transformado em açúcar no sangue".

Chia, linhaça e nozes são exemplos de alimentos que turbinam o pão com fibras e gorduras bem-vindas. Mas a receita também pode acabar calórica, daí vale maneirar na fatia. Olho vivo no rótulo para garantir também que a maior parte da farinha usada seja mesmo integral.

Tortas, bolos, biscoitos e doces de forma geral possuem açúcar, e por isso estão proibidos.

Com o caruru, o camarão e demais ingredientes, o acarajé de Binha chega a pesar um quilo, embora alguns digam que algumas vezes o petisco alcança fácil um quilo e meio. O preço do acarajé de Binha custa os mesmos R$ 5 sem e R$ 6 com camarão de outros tabuleiros.