Pode comer a vagem crua?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

As vagens são um pouco mais fracas e menos crocantes do que o feijão-vagem e muitas vezes têm uma cor verde menos escura. Grãos crus contêm uma substância tóxica natural, a lectina, que é neutralizada por meio de aquecimento. É por isso que as vagens não devem ser comidas cruas.

Com um sabor delicado e agradável, a vagem é um vegetal de extrema importância para a nossa saúde. Responsável por fornecer os mais diversos nutrientes, o seu consumo regular proporciona muito bem-estar ao corpo, fortalecendo os trabalhos do organismo.

Ao acertar no tempo/cozimento, vagem refogada fica al dente e saborosa. Antes de mais nada, é necessário lavar, limpar e cortar a leguminosa e também fatiar 2 dentes de alho.

Modo de Preparo da Vagem Salteada com Legumes
Comece colocando água em uma panela para ferver, lave bem as batatas e coloque-as para cozinhar na água quente até que fiquem macias, aproximadamente 20 minutos, não é necessário descascar.

Benefícios da vagem para a saúde cardiovascular
Curiosamente, a “casca” da vagem (a parte que fornece a cobertura para os grãos dentro) parece estar mais relacionada a esses benefícios cardiovasculares do que os feijões em seu interior.

Quando você cozinhar leguminosas como lentilha, feijão e grão-de-bico, reutilize a água do cozimento para fazer aquafaba, um ingrediente que pode servir para fazer mousses, merengues, maionese vegana e clara em neve vegana.

Os alimentos bons para os diabéticos
Aposte em brócolis, alface, pepino, espinafre, couve-flor, chuchu, vagem e muito mais.

20 minutos

Cozinhar a vagem em uma panela comum por 20 minutos.

E se o colesterol ruim estiver alto, a vagem também vai ajudar, por conta das fibras. Hipertensão ficará bem longe, assim como a obesidade.

O que diferencia o feijão-vagem dos outros feijões é o grão ser colhido ainda verde e ser consumido juntamente com a vagem. A vagem é rica em fibras, tem boa quantidade de vitaminas B1 e B2, além de ter em quantidades menores fósforo, flúor, potássio, cálcio, ferro, vitaminas A e C.

A vagem é rica em fibras, tem apreciável quantidade de vitaminas B1 e B2, além de teores razoáveis de fósforo, flúor, potássio, cálcio, ferro e vitaminas A e C.

Sim. Como a vagem contém uma boa quantidade de água, sua textura muda ao passar pelo processo de congelamento.

Quando é de boa qualidade, a vagem é tenra e quebradiça e de cor brilhante. Se estiver murcha ou com manchas escuras, não compre. A vagem fresca cede à pressão da unha, não é mole nem escura nas pontas.

Como Conservar: Mantenha na geladeira por no máximo 5-7 dias, após esse tempo vai começar a apresentar manchas, o ideal é manter em um saquinho plastico e não lavar até o dia que for usar, já que essas vagens não gostam de umidade.

Higienize ( Como higienizar frutas e hortaliças) e seque muito bem. Mantenha-as em saco plástico bem fechado ou em um pote com tampa. Na geladeira, armazene por no máximo 7 a 10 dias. Se quiser congelar: lave bem as vagens, corte as pontas e retire os fios nas laterais.

De sabor adocicado, com um toque amargo, é muito crocante.

Congelar vagem sem branqueamento:

  1. Lave a vagem e corte ou apare as pontas.
  2. Seque bem usando um papel toalha ou pano de prato.
  3. Colocar em um saco próprio para freezer e congele.
  4. Para preparar pegue o quanto for usar no saco e jogue direto na panela (sem descongelar).

O escaldamento deve ser feito com a água fervendo com um tempo que pode variar, dependendo da espessura e corte da vagem, entre 1 a 3 minutos. Quanto maior forem as vagens, mais se aproximará dos 3 minutos, e se as cortar em pedaços pequenos o tempo para as escaldar deve ser inferior.

Existem 42 calorias em Vagem (100 g).